O América desperdiçou uma grande chance para deixar a lanterna do Campeonato Brasileiro. O Coelho vencia o Corinthians até os segundos finais da partida na Neo Química Arena, em São Paulo, neste domingo (22/10), mas acabou cedendo o empate no último lance. Com o 1 a 1, o time mineiro encerra a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro como último colocado da competição.
Um chute forte do meia argentino Benítez, no canto direito de Cássio, abriu o placar para o América ainda no primeiro tempo. No segundo, o Timão foi pra cima dos visitantes e, quando o jogo parecia decidido, o meia Giuliano empatou em uma cabeçada, aos 53.
O clube mineiro chegou aos 19 pontos, ficando atrás do Coritiba – que perdeu para o Palmeiras por 2 a 0 e soma 20 pontos. A última vitória do América foi na 22ª rodada, por 2 a 0, em cima do Santos.
Já o Timão caiu duas posições na classificação nesta rodada, com as vitórias de Bahia e Cruzeiro, e ficou mais próximo da zona de descenso. Com 33 pontos, está a três de Vasco e Santos, que estão em 17º e 18º lugar, respectivamente.
América abre placar, apesar de domínio do Corinthians
Logo no primeiro minuto de partida, o volante corintiano Gabriel Moscardo quase abriu o placar. Após passe de cabeça do lateral Fagner, ele bateu cruzado, e a bola passou rente à trave. O lance incendiou a torcida e parecia o presságio de um jogo agitado.
Com o avançar do relógio, os anfitriões, apesar da maior posse de bola, não conseguiram chegar à baliza de Jori. Ao todo, no primeiro tempo, o Timão deu apenas três chutes a gol. Já o América, que foi a São Paulo com a intenção de se defender e tentar um gol no contra-ataque, arriscou seis vezes, mas só uma a gol – justamente a conclusão de Benítez que balançou a rede.
Empate nos últimos segundos
No segundo tempo, o Corinthians partiu para tentar reverter o placar na Neo Química Arena. O avanço deu mais espaço para que o Coelho pudesse se infiltrar quando tivesse o domínio da bola.
Mano Menezes, que havia começado o jogo apenas com Yuri Alberto no ataque, tirou dois meias para deixar o time paulista com três homens de frente. Felipe Augusto e Wesley entraram nos lugares de Pedro e de Renato Augusto. O volante Moscardo saiu para entrada do armador Giuliano.
Aos 23, o América criou uma boa chance para ampliar: o volante Juninho cruzou bola que passou por quase toda área e chegou aos pés de Marlon. O lateral-esquerdo bateu forte e exigiu grande defesa de Cássio.
O Corinthians pressionou e chegou com Felipe Augusto e Lucas Veríssimo, mas o resultado já parecia decidido. Até que o meia Giuliano cabeceou uma bola no meio da área e igualou o placar, evitando o revés.
A situação do Coelho é praticamente irreversível. Restando 10 jogos, o time está a 12 pontos de distância do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Goiás, que soma 31. O risco de rebaixamento, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, é de 99,61%.
Próximo jogo
O América vai a Curitiba, no Paraná, enfrentar o Athletico-PR na quarta-feira (25/10), às 19h, na Ligga Arena, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Também na quarta, o Corinthians visita o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 21h30.
CORINTHIANS 1 X 1 AMÉRICA
Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Matheus Bidu (Fábio Santos, intervalo); Fausto Vera, Gabriel Moscardo (Giuliano, aos 11′ do 2T), Ruan (Matías Rojas, intervalo), Renato Augusto (Wesley, aos 24′ do 2T) e Pedro (Felipe Augusto, aos 11′ do 2T); Yuri Alberto. Técnico: Mano Menezes
América: Jori; Rodriguinho, Iago Maidana, Danilo Avelar, Ricardo Silva e Marlon (Éder, aos 33′ do 2T); Juninho, Martinez (Cazares, aos 21′ do 2T) e Benitez (Breno, aos 21′ do 2T); Felipe Azevedo (Alê, aos 12′ do 2T) e Mastriani (Wellington Paulista, aos 33′ do 2T). Técnico: Fabián Bustos
Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Neo Química Arena, em São Paulo
Data: domingo, 22 de outubro de 2023
Horário: 18h30
Gols: Benítez aos 37 do 1T; Giuliano 53 do 2º
Cartões amarelos: Fagner e Wesley (Corinthians); Ricardo Silva e Burgos (América)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo de Henrique Correa (FIFA/RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA/PB)
Público: 38.121
Renda: R$ 2.285.568,00