O América saiu na frente, mas levou a virada e pouco produziu na derrota por 3 a 2 para o Athletico-PR, nesta quarta-feira (25/10), na Ligga Arena, em Curitiba, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem perspectiva de melhora, o time vê as chances de rebaixamento aumentaram a cada jogo.
Com pouco poder ofensivo, o Coelho fez tímido primeiro tempo e demorou para reagir na partida. Mesmo apagado e pressionado pelo Athletico-PR, o América abriu o placar com golaço de Mastriani de fora da área. Ainda na etapa inicial, o Furacão reverteu. Erick empatou, Pablo virou e Vitor Bueno ampliou nos acréscimos. No segundo tempo, Martínez descontou e marcou pela primeira vez com a camisa alviverde.
Dominante, o Athletico-PR finalizou 22 vezes, contra 12 do América. Contudo, no primeiro tempo, o Coelho ameaçou apenas duas vezes, sendo que apenas o gol foi com ‘endereço certo’. As estatísticas da partida evidenciam a soberania dos donos da casa e a lentidão dos mineiros, que foi pouco intenso e não criou boas oportunidades.
Com o resultado, o Coelho continua na lanterna, com 19 pontos. O alviverde não venceu fora de seus domínios pela Série A. A essa altura, a equipe precisa de um milagre para se safar da queda à Série B. Já o Furacão chegou aos 48 pontos e está na 5ª colocação.
Próximo jogo
Agora, o América volta a campo para enfrentar o Grêmio, no sábado (28/10), às 19h, no Independência, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Já o Athletico-PR recebe o São Paulo, no domingo (29/10), às 16h, na Ligga Arena, também pela 30ª rodada do Brasileiro.
Athletico-PR dominante
O Athletico-PR começou dominando e ditou o ritmo do jogo. O time manteve a bola no campo de ataque, pressionou bastante e perdeu boas chances com Canobbio e Vitor Bueno. Por outro lado, o América não conseguia encaixar e ainda estava tímido na partida.
Contudo, a equipe alviverde não precisou de muitas tentativas e fez jus ao ditado “quem não faz, leva”. Em lançamento em direção à intermediária, a bola bateu em defensor do Furacão e sobrou nos pés de Mastriani, que estava bem posicionado. Ele dominou e bateu forte de esquerda para encobrir Bento e marcar golaço: 1 a 0.
O Athletico-PR não desanimou, e o cenário se manteve. Os donos da casa continuaram trocando passes para emplacar jogadas, principalmente pelos lados. Na insistência, a melhor chance saiu com a bola parada. Vitor Bueno cobrou escanteio curto para Cuello, que mandou na área. Erick teve tempo para ajeitar com o peito na pequena área e deixou tudo igual: 1 a 1.
O Coelho não conseguiu se impor e ficou totalmente apagado depois do gol de Mastriani. Sem chegar próximo à meta adversária, viu o time paranaense soberano durante todo o tempo. Em jogada que começou com perda de posse do América, Zapelli enfiou na esquerda para Canobbio, que cruzou rasteiro para encontrar Pablo sozinho, chegando na área. Veio a virada: 2 a 1.
Os paranaenses não descansaram. De novo pela esquerda, Canobbio, grande nome do jogo, recebeu e lançou para Vitor Bueno, que estava antes da meia-lua. O atacante ajeitou, livre de qualquer marcação, e chutou no ângulo de Jori para ampliar: 3 a 1.
América diminui, mas não é suficiente
O América voltou do intervalo com mudanças. Marlon e Felipe Azevedo deram lugar a Nicolas e Alê, respectivamente. O comportamento da equipe em campo ganhou novo tom. Mais ligado, o Coelho produziu boas jogadas e perdeu chances com Juninho e numa bicicleta de Mastriani.
O confronto perdeu um pouco da intensidade. O Furacão, já confortável com o placar favorável, reduziu o ritmo e cedeu posse ao Coelho, que cresceu na partida. Para renovar o meio de campo, Bustos colocou Cazares no lugar de Benítez. O meia equatoriano foi fundamental para a criação do segundo gol. Ele recebeu pela direita, conduziu e cruzou para Martínez cabecear firme: 3 a 2.
O Coelho tentou pressionar, mas o relógio não estava favorável. Depois de uma primeira etapa abaixo da média e completamente apática, o time mostrou mais organização no segundo tempo, mas viu o Athletico-PR com boa vantagem no placar. Mesmo com a posse de bola mais equilibrada, o Furacão conseguiu boas jogadas já no fim e levou susto ao Coelho.
ATHLETICO-PR 3 X 2 AMÉRICA
Athletico-PR
Bento; Cacá, Thiago Heleno (Kaíque Rocha aos 33 do 2T) e Esquivel; Cuello; Erick (Alex Santana aos 29 do 2T), Fernandinho (Hugo Moura aos 33 do 2T) e Cannobio; Vitor Bueno (Rômulo aos 29 do 2T), Zapelli (Willian aos 36 do 2T) e Pablo
Técnico: Wesley Carvalho
América
Jori; Rodriguinho (Renato Kayzer aos 41 do 2T), Éder, Maidana, Danilo Avelar (Mateus Henrique aos 41 do 2T) e Marlon (Nicolas, no intervalo); Martinez, Juninho e Benítez (Cazares aos 25 do 2T); Felipe Azevedo (Alê, no intervalo) e Mastriani
Técnico: Fabián Bustos
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Ligga Arena, em Curitiba
Gols: Mastriani aos 11 do 1T, Erick aos 27 do 1T, Pablo aos 44 do 1T, Vitor Bueno aos 46 do 1T, Martínez aos 31 do 2T
Cartões amarelos: Nicolas
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)