Em jogo sem muitas emoções, o América empatou com o Internacional por 1 a 1, nesta quarta-feira (1/11), no Beira-Rio, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coelho fez jogo equilibrado contra o Colorado em Porto Alegre, porém nenhum dos times teve desempenho brilhante.
O Inter saiu na frente com gol de Enner Valencia, mas não imprimiu ritmo. No primeiro tempo, conseguiu segurar, já que o América não aproveitou e não finalizou nenhuma vez em direção à meta. Contudo, na segunda etapa, o cenário mudou. O time do Sul relaxou e viu o Coelho se aproximar. O lateral-esquerdo Marlon fez golaço de fora da área com o pé direito.
Com o resultado, o América permanece na lanterna do Brasileiro, agora com 20 pontos, e está virtualmente rebaixado à Série B. Nas sete rodadas restantes, o time mineiro só pode chegar a 41 pontos – campanha que, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, representa 94,8% de probabilidade de queda. Já o Inter soma 39 pontos e ocupa a 13ª posição.
O Coelho chegou ao 10° jogo sem vitória na Série A. O último triunfo foi em cima do Santos, em 3 de setembro, no Independência, pela 22ª rodada. Na ocasião, ainda havia esperança na luta pela permanência na elite nacional. Todavia, o alviverde acumulou seis derrotas e quatro empates nos confrontos seguintes e está cada vez mais perto da Segunda Divisão.
Próximos jogos
O América volta a campo no sábado, dia 4 de novembro, para enfrentar o Atlético, às 19h30, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Já o Internacional pega o Cruzeiro, no domingo, dia 5 de outubro, às 16h, no Mineirão, também pela 32ª rodada.
Internacional na frente
O Internacional dominou a posse de bola, mas o jogo estava morno. Com a bola muito travada no meio, os times encontraram muita dificuldade em fazer transições rápidas para conectar as jogadas.
O Colorado aproveitou espaço no meio para embalar a melhor chance na partida. Nico Hernández avançou pela intermediária e cruzou ao observar Enner Valencia. O atacante equatoriano subiu soberano entre a defesa e cabeceou para o fundo do gol: 1 a 0.
O América estava completamente apagado. Após sofrer o gol, a equipe não conseguiu conectar boas jogadas. O time parecia perdido no meio-campo e não deu um chute a gol na primeira etapa. O meia Benítez não conseguiu criar e passou quase despercebido.
Sem ser pressionado ou sofrer ameaças do Coelho, o Inter também não investiu em velocidade. Com baixa intensidade, preocupou-se apenas em trocar passes. O alviverde pecou no último passe e arriscou apenas de fora da área.
América empata
O Coelho mudou o comportamento no segundo tempo. O time conseguiu equilibrar a posse de bola e fez pressão. O Inter relaxou e viu o goleiro Rochet ser obrigado a trabalhar. Benítez e Martínez criaram boas chances, porém sem sucesso.
O Colorado respondeu a partir dos 15 minutos e assustou Jori. Em chutaço de Aránguiz, a bola desviou em Alan Patrick e foi para fora. Em seguida, o Inter disparou e não deixou o Coelho respirar, mas não foi efetivo e perdeu boas oportunidades.
Passado o sufoco, o Coelho se reencontrou na partida e foi em busca do empate. A equipe aproveitou os espaços deixados pelo Inter e partiu para o ataque. De fora da área, o lateral-esquerdo Marlon tomou confiança e armou chute colocado de pé direito para acertar o ângulo, sem chances para Rochet: 1 a 1.
Na reta final, o ritmo da partida não engrenou. Com o resultado ‘ruim’ para os dois lados, as equipes não tiveram força de reação. Os torcedores do Inter, inclusive, manifestaram insatisfação e vaiaram a equipe em alguns momentos. O América também não conseguiu criar depois do golaço de Marlon.
Nos acréscimos, o Inter pressionou, só que o Coelho se fechou e contou com Jori para salvar o time nos últimos minutos.
INTERNACIONAL 1 X 1 AMÉRICA
Internacional
Sergio Rochet; Fabricio Bustos, Nico Hernández (Dalbert aos 27 do 2T), Gabriel Mercado e Igor Gomes; Rômulo (Gabriel aos 10 do 2T), Aránguiz (Lucca, aos 34 do 2T), Wanderson, Pedro Henrique (Bruno Henrique, aos 10 do 2T) e Alan Patrick (Luiz Adriano, aos 34 do 2T); Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet
América
Jori; Daniel Borges (Felipe Azevedo, no intervalo), Ricardo Silva, Iago Maidana (Marlon aos 12 do 2T) e Danilo Avelar; Alê, Martínez (Cazares, aos 21 do 2T), Juninho, Rodriguinho (Breno, aos 36 do 2T) e Benítez (Mateus Henrique, aos 21 do 2T); Mastriani. Técnico: Fabián Bustos
Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: quarta-feira, 1º de novembro de 2023
Gols: Enner Valencia aos 14 do 1T, Marlon aos 28 do 2T
Cartões amarelos: Danilo Avelar, Alê (América)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Neuza Ines Back (SP) e Luis Claudio Regazone (RJ)
VAR: Sidmar dos Santos Meurer (RJ)
Público: 14.961
Renda: não informada