O treinador Fabián Bustos não poupou críticas e detonou a atuação do América na partida que decretou o rebaixamento à Série B, nesta quarta-feira (8/11). O time mineiro recebeu o Coritiba no Independência, em Belo Horizonte, e foi goleado por 3 a 0, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“Hoje foi uma vergonha a forma como competimos.”
Fabián Bustos, técnico do América
A derrota definiu a queda que já era esperada devido às atuações recentes e à posição na tabela – o América é o último colocado da Série A. O trabalho de Bustos não surtiu efeito – são 11 derrotas em 18 jogos -, e o treinador demonstrou a insatisfação com os últimos jogos na entrevista depois do duelo que confirmou o rebaixamento.
“Não estivemos à altura de competir. O clube vem de um bom ano e fizemos um ano ruim. A forma que jogamos não representa o que nós sentimos e o que estivemos fazendo. […] Temos que mostrar respeito e ter dignidade com a camisa do América. Temos que voltar a competir como antes, como hoje, não. Hoje fomos muito mal”, desabafou Bustos.
Com 21 pontos em 33 jogos, o América é o primeiro clube rebaixado à Segunda Divisão do Brasileiro de 2024. O desempenho no torneio não foi bom, mas a atuação específica contra o Coritiba, na goleada sofrida em casa, foi tratada pelo técnico como a pior apresentação.
“Foi o pior jogo que fizemos, pela forma que estivemos competindo, foi muito ruim do nosso lado. A forma de competir foi melhor nessa reta final, mas não conseguimos os resultados, mesmo que jogando com dignidade”
Fabián Bustos, treinador do América
A equipe de Fabián Bustos entrará em campo nas próximas cinco rodadas para cumprir tabela. O compromisso do fim de semana é diante do Vasco, no domingo (12/11), às 18h30, em São Januário, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.