Primeiro clube matematicamente rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2023, o América anunciou a demissão do técnico Fabián Bustos nesta quinta-feira (9/11). Para a vaga do argentino, a diretoria definiu o auxiliar permanente Diogo Giacomini como comandante da equipe nas rodadas finais da Série A.
Diogo Giacomini é natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde começou a carreira. Ele trabalhou nas categorias de base de América, Atlético, Cruzeiro e Palmeiras antes de se destacar pelo Coimbra como treinador.
No clube de Contagem, o gaúcho conquistou os títulos da Segunda Divisão e do Módulo II do Campeonato Mineiro, em 2018 e 2019, respectivamente. Giacomini encerrou a passagem pelo Coimbra com 23 vitórias, 20 empates e 17 derrotas em 60 partidas.
Auxiliar permanente e técnico interino
Como auxiliar, Giacomini também integrou a comissão técnica fixa do Atlético entre 2015 e 2017. Ele dirigiu a equipe principal do Galo em três oportunidades: nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2015 e no jogo de volta da final da Copa do Brasil de 2016, vencida pelo Grêmio.
Diogo foi contratado pelo América em 2021, substituindo Cauan de Almeida, que deixou o Lanna Drumond para trabalhar com o técnico Lisca no Vasco na ocasião.
Naquele ano, estreou como treinador de campo do Coelho no empate sem gols com o Bahia, no Independência, pelo Brasileirão, suprindo a saída de Vagner Mancini, que havia se transferido para o Grêmio.
Em 2023, Giacomini comandou o América na classificação sobre o Bragantino às quartas de final da Copa Sul-Americana, com vitória nos pênaltis. Nessa oportunidade, ele também substituiu Vagner Mancini, demitido pela diretoria devido à fraca campanha no Brasileiro.
Na reta final do Brasileirão, Giacomini tem cinco desafios pela frente à frente do lanterna América. O primeiro será neste domingo, às 18h30, contra o Vasco, em São Januário, pela 34ª rodada.
Diogo Schuler Giacomini
- Nascimento: 20/6/1979
- Naturalidade: Santa Maria (RS)
Carreira na base
- Internacional de Santa Maria-RS (auxiliar técnico Sub-20)
- América (técnico Sub-15 e técnico da escola internacional)
- Cruzeiro (técnico Sub-17, técnico da escola internacional e coordenador de captação)
- Atlético (técnico Sub-17 e Sub-20)
- Palmeiras (técnico Sub-20)
Profissional
- Internacional de Santa Maria-RS (auxiliar técnico e preparador físico)
- Olympic Club (auxiliar técnico)
- Atlético (auxiliar técnico e técnico interino)
- Coimbra (técnico)