No primeiro compromisso depois de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, o América fez partida equilibrada contra o Vasco, mas acabou derrotado nos acréscimos. Payet, aos 48 minutos do segundo tempo, marcou um golaço de falta e garantiu o triunfo vascaíno por 2 a 1, neste domingo (12/11), em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 34ª rodada.
Com o resultado, o Vasco abre vantagem sobre o Cruzeiro, que abre a zona de rebaixamento. Os cariocas chegam a 40 pontos e sobem para o 15º lugar. com três pontos a mais que a Raposa. Lanterna, o América tem 21 pontos.
Próximos desafios
O Campeonato Brasileiro fica em hiato nas próximas duas semanas por causa da Data Fifa. No retorno, o América enfrenta o Flamengo, no dia 26 de novembro (domingo), às 18h30, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 35ª rodada.
Já o Vasco visitará o Cruzeiro em jogo adiado da 33ª rodada do Brasileiro. O confronto entre os ameaçados de rebaixamento será em 22 de dezembro, às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
O jogo
Os artilheiros estrangeiros de Vasco e América determinaram a igualdade no primeiro tempo. Logo aos quatro minutos, o argentino Pablo Vegetti aproveitou cruzamento rasteiro de Gabriel Pec, ganhou de Ricardo Silva e finalizou para abrir o placar no Rio: 1 a 0. Foi o nono gol do ‘Pirata’ na Série A.
Aos 12 minutos, Gonzalo Mastriani empatou para o América. Ele recebeu cruzamento preciso do lateral-direito Daniel Borges, subiu entre os defensores e cumprimentou de cabeça: 1 a 1. O uruguaio chegou ao 11º gol no Brasileirão.
O restante da etapa foi lá e cá. Ambas as equipes finalizaram sete vezes a gol. O Vasco insistiu em cruzamentos para a área e apostou nas jogadas em velocidade de Gabriel Pec, mas sem sustos ao América. Já o Coelho explorou as brechas pelo lado direito da defesa vascaína e levou ligeira vantagem na posse de bola: 53% a 47%.
Traves salvam, mas Payet decide
O equilíbrio continuou na segunda etapa. Logo a um minuto, o América perdeu boa oportunidade de virar a partida. Mastriani apareceu livre na área, mas cabeceou para fora.
Pouco depois, o Vasco respondeu com Vegetti. Jori saiu errado do gol e não conseguiu cortar o cruzamento da direita. O camisa 9 aproveitou, saltou na pequena área e completou de cabeça, mas a bola explodiu no travessão. No rebote, Pec mandou para fora.
Aos 13 minutos, foi a vez do Vasco ser salvo pela trave. Em lance confuso na grande área, Martínez desviou chute cruzado de Everaldo, e a bola parou na haste esquerda da meta de Léo Jardim.
Desgastados pela intensidade em campo, as equipes diminuíram o ritmo. O América se trancou na defesa, mas o Vasco não desistiu da vitória — e conseguiu. Aos 48 minutos, o francês Dimitri Payet, em exímia cobrança de falta, acertou o ângulo esquerdo de Jori, levando São Januário ao delírio com um golaço: 2 a 1.
Vasco 2 x 1 América
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma, aos 40′ do 2ºT), Maicon, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel (Jair, aos 19′ do 2ºT), Paulinho e Praxedes (Payet, no intervalo); Gabriel Pec (Sebastián Ferreira, aos 39′ do 2ºT), Vegetti e Alex Teixeira (Rossi, no intervalo). Técnico: Ramón Díaz.
América: Jori, Daniel Borges (Iago Maidana, aos 41′ do 2ºT), Júlio (Mateus Henrique, aos 41′ do 2ºT), Ricardo Silva e Marlon; Lucas Kal (Alê, aos 23′ do 2ºT), Martínez e Juninho; Felipe Azevedo, Mastriani (Renato Marques, aos 33′ do 2ºT) e Everaldo (Adyson, aos 33′ do 2ºT). Técnico: Diogo Giacomini.
Gols: Vegetti, aos 3’ do 1ºT e Payet, aos 48’ do 2ºT (Vasco); Mastriani, aos 12’ do 1ºT (América)
Cartões amarelos: Paulo Henrique (Vasco); Lucas Kal (América)
Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 12/11/2023 (domingo)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Tiago Augusto Kappes (RS)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)