América e Flamengo se enfrentam neste domingo (26/11), às 18h30, no Parque do Sabiá, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes chegam para o duelo do segundo turno em posições semelhantes às que estavam na primeira metade do campeonato.
Mandante daquele confronto, que terminou empatado por 1 a 1, o Rubro-Negro ocupava a 3ª posição. O Coelho estava em 19º. Hoje, os cariocas estão ainda em terceiro, com chances de título, enquanto os mineiros, já rebaixados, amargam a lanterna.
Se na tabela pouco mudou, dentro e fora de campo a situação é contrária. Eliminações, troca de técnicos e alterações no elenco são algumas das coisas que mudaram em relação à partida da 16ª rodada, em 22 de julho, no Maracanã.
Mudanças no América
Naquela altura, o América era comandado por Vagner Mancini e estava na disputa da Sul-Americana, competição que dividia a atenção do clube com o Campeonato Brasileiro.
Pouco tempo depois, o Coelho foi eliminado pelo Fortaleza nas quartas de final da competição internacional. Com a coleção de resultados ruins, o time via cada vez mais distante a chance de permanecer na Série A. Na tentativa de se salvar, o alviverde trocou Mancini pelo argentino Fabián Bustos – atitude que pouco adiantou.
Após a confirmação do rebaixamento, Bustos foi demitido. Hoje, o time é comandado interinamente por Diogo Giacomini.
Escalação do América
Entraram em campo na partida do turno: Matheus Pasinato; Daniel Borges, Éder, Iago Maidana e Nicolas; Alê, Martínez e Benítez; Mastriani, Pedrinho e Paulinho Boia.
Neste domingo (26), Giacomini deve promover seis alterações em relação ao time que empatou no Maracanã.
- Jori; Daniel Borges, Ricardo Silva, Iago Maidana e Marlon; Lucas Kal, Alê e Martínez; Everaldo, Felipe Azevedo e Mastriani.
Reviravoltas no Flamengo
Quando empatou com o América, o Flamengo estava nas oitavas de final da Libertadores e nas quartas da Copa do Brasil. O time, que era comandado por Jorge Sampaoli, vivia a expectativa de conquistar títulos após resultados negativos no primeiro semestre com o português Vítor Pereira: vices da Supercopa e do Carioca e a eliminação na semifinal do Mundial.
De certo modo, os planos estiveram próximos de se cumprir. Após a eliminação para o Olimpia na Libertadores, o Rubro-Negro chegou à final da Copa do Brasil, mas acabou derrotado pelo São Paulo – o que culminou na demissão de Sampaoli.
Em seu primeiro trabalho desde a saída da Seleção Brasileira, Tite substituiu o treinador argentino no comando flamenguista. A quatro rodadas do fim do Brasileiro, o Flamengo ainda tem chances de conquistar o título do torneio.
Escalação do Flamengo
No duelo do Maracanã, foram titulares: Matheus Cunha; Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Assim como o América, o Flamengo deve ter sete alterações em relação ao jogo do primeiro turno.
- Rossi, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo, Cebolinha e Pedro.