Rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, o América pensa no planejamento para a próxima temporada. Nesta segunda-feira (4/12), o clube anunciou as saídas de seis jogadores.
Entre os nomes que deixam o Coelho estão o lateral-direito Marcinho e o atacante Pedrinho, que foram contratados sob protestos da torcida por questões extracampo.
Além deles, não continuam no Lanna Drumond os atacantes Renato Kayzer, Mikael, Paulinho Boia e Wellington Paulista.
Todos atletas dispensados tinham vínculo até o fim do mês, mas o alviverde informou que os contratos não serão renovados.
Jogadores estavam emprestados
Desses seis jogadores, cinco estavam no clube por empréstimo. O único que tinha os direitos econômicos ligados ao Coelho é o atacante Wellington Paulista.
Contratado em janeiro de 2022, o centroavante disputou 56 jogos e marcou 14 gols com a camisa americana. Nesta temporada, balançou a rede sete vezes em 26 oportunidades.
Todo o restante chegou ao América nesta temporada por empréstimo de outros clubes: Marcinho (Pafos FC), Paulinho Boia (Metalist), Mikael (Salernitana), Pedrinho (Lokomotiv) e Renato Kayzer (Fortaleza).
Pouco utilizados
Entre os atletas dispensados, o lateral-direito Marcinho foi o mais utilizado pelo América. Condenado por homicídio culposo pelo atropelamento de ciclistas no Rio de Janeiro, o jogador não agradou a torcida alviverde na época de sua contratação.
Dentro de campo, atuou em 16 partidas e não marcou nenhum gol.
Veja os números dos outros jogadores:
- Pedrinho – 12 jogos, nenhum gol
- Mikael – nove jogos, um gol
- Paulinho Boia – sete jogos, nenhum gol
- Renato Kayzer – três jogos, nenhum gol
Reformulação para 2024
A campanha do América na Série A deste ano foi desastrosa. O time terminará o torneio na lanterna, podendo chegar, no máximo, a 27 pontos. Neste momento, o clube é dono da pior defesa da competição, com 80 gols sofridos, e caminha para completar 19 partidas sem vencer fora de casa.
Diante deste cenário, o Coelho dá indícios de reformulação no elenco para 2024. Em entrevista ao No Ataque, Euler Araújo, dirigente do clube, afirmou que a equipe contará com mais jogadores da base, além dos que chegarão na janela de transferências.
Euler também esclareceu o futuro do goleiro Matheus Cavichioli, que tem contrato só até o fim de dezembro deste ano.
“Ainda não definimos se o Cavichioli sai ou não. O Jori vai continuar tendo essa oportunidade e aí vamos deixar na mão do treinador. Ainda não temos nomes, já identificamos o que a gente quer. Temos seis jogadores da base e temos mais dois ou três jogadores que devem subir para iniciar a transição. Temos jogadores experientes e ainda ver o que vamos buscar no mercado”.
Nota oficial do América
O clube comunicou a saída dos jogadores em nota oficial. Confira:
O América Futebol Clube informa que os atletas Renato Kayser, Pedrinho, Marcinho, Mikael, Paulinho Boia e Wellington Paulista têm contratos encerrando ao fim desta temporada e não terão os vínculos renovados. O Clube agradece a todos pelos serviços prestados e deseja sucesso na sequência de suas trajetórias.
Despedida da Série A
O América se despede da Série A de 2023 fora de casa, contra o também rebaixado Goiás, no estádio da Serrinha. A bola rola na quarta-feira (6/12), a partir das 19h, pela 38ª rodada.