AMÉRICA

Quem é o atacante do América que ‘ajudou’ Santos e Vasco na luta contra a queda

Renato Marques marcou dois gols na vitória sobre o Bahia por 3 a 2 e aumentou drama tricolor em briga contra o rebaixamento
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Cria da base do América, Renato Marques brilhou na noite desse domingo (3/12) ao marcar dois gols na vitória sobre o Bahia por 3 a 2, no Independência, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante chamou a atenção em ano de rebaixamento do Coelho e tem contrato com o clube até dezembro de 2025.

Aos 19 anos, Renato ganhou chance no profissional do América em 2022, mas estreou no Brasileiro apenas este ano. Em 13 jogos disputados, marcou três gols e deu uma assistência. Nesse domingo, foi escolhido como titular pelo técnico interino Diogo Giacomini, já que o uruguaio Gonzalo Mastriani, artilheiro na temporada com 21 gols (11 no Brasileirão), virou desfalque de última hora por causa de lesão na panturrilha.

Caminho até o profissional

O jogador teve caminho similar ao do lateral-direito Arthur, vendido ao Bayer Leverkusen no início de 2023. Assim como o ex-companheiro, Renato integrou a base do Cruzeiro, mas acabou dispensado no sub-15. Posteriormente, ele passou pelo Dínamo Araxá e acertou com o América em 2017.

Renato Marques estreou pela equipe principal do Coelho em 2022, quando teve duas oportunidades de atuar pelo Campeonato Mineiro. Contudo, destacou-se mesmo na categoria sub-20, com 12 gols em 39 jogos.

Destaque da Copinha

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, Renato marcou seis gols, foi o vice-artilheiro da competição e ajudou o Coelho a chegar à final contra o Palmeiras. Na ocasião, o alviverde mineiro acabou derrotado por 2 a 1.

Depois da Copinha, o América quase o vendeu para o Al-Nasr Sports Club, dos Emirados Árabes Unidos, mas o negócio acabou não avançando. O Coelho detém 70% dos direitos econômicos do atleta.

Renato Marques em 2023

Em 2023, o jovem ganhou chances no Coelho e mostrou potencial. Destro e com 1,80m, Renato despontou em finalizações, bom jogo aéreo, infiltrações e agilidade. Antes dos dois gols sobre o Bahia, ele já havia marcado na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, no Independência, na nona rodada da Série A.

Ajuda’ a Santos e Vasco

Os gols de Renato Marques pelo América “ajudaram” Santos e Vasco na luta contra o rebaixamento à Série B e contribuíram também para a permanência do Cruzeiro na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Com o revés para o Coelho em Belo Horizonte, o Bahia permaneceu no Z4, em 17º lugar, enquanto Santos e Vasco – derrotados fora de casa por Athletico-PR (3 a 0) e Grêmio (1 a 0) – permaneceram em 15º e 16º, respectivamente, com 43 e 42 pontos.

Com relação ao Cruzeiro, que já estava em situação menos desesperadora na briga por continuar na Série A, a diferença de pontos sobre o Bahia subiu de quatro para cinco. A Raposa empatou por 0 a 0 com o Botafogo, no Rio de Janeiro, e se manteve em 14º, com 46, perto de garantir vaga na Copa Sul-Americana de 2024.

América na Série A

Diferentemente dos anos anteriores, o América fez campanha ruim no Brasileiro de 2023 e terminará na lanterna. Até o momento, são 24 pontos em 37 jogos, com cinco vitórias, nove empates e 23 derrotas. O Coelho contabilizou 42 gols e sofreu 80.

Em 2021, o América havia terminado na oitava colocação, com 53 pontos, garantindo vaga na Copa Libertadores. Em 2022, também somou 53 pontos e ficou em 10º, classificando-se à Copa Sul-Americana. Já em 2023, a equipe caiu para a Série B do ano seguinte.

Compartilhe