CAMPEONATO BRASILEIRO

Dirigente diz que fracasso do rebaixamento será ‘melhor professor’

Presidente de clube rebaixado à Série B afirma que erros não se repetirão nos próximos anos

Compartilhe
google-news-logo

América, Coritiba, Goiás e Santos foram os times da Série A do Campeonato Brasileiro rebaixados neste ano e que disputarão a Série B em 2024. De acordo com o dirigente de um desses clubes, a queda vai servir como “melhor professor” para que o time possa se reerguer nos próximos anos.

Essa opinião é de Alencar da Silveira Jr., reeleito recentemente como presidente do conselho administrativo do América. Nesta segunda-feira (11/12), o dirigente escreveu diversas mensagens destinadas aos torcedores do Coelho na rede social X (antigo Twitter).

“Americanos, como presidente do conselho de administração no triênio 2021/2022/2023, aqui compareço para, além de externar o meu lamento com o rebaixamento, motivo de muita tristeza para mim e para os demais membros do CA, venho também conclamar os americanos a se unirem num único ideal, a recondução do clube, novamente, para a elite do futebol profissional no Brasil”, publicou Alencar.

Conquistas

Na mensagem para os torcedores, Alencar exaltou o desempenho do clube nos últimos anos, principalmente em 2021, quando o time conquistou no Campeonato Brasileiro uma vaga para participar da Copa Libertadores pela primeira vez. Naquele ano, o Coelho encerrou a participação na Série A na oitava posição, com 53 pontos. Essa foi a melhor campanha do alviverde nos pontos corridos e rendeu uma premiação multimilionária de R$ 21,4 milhões.

“Deixo aqui meu reconhecimento pelo exaustivo trabalho feito pelo departamento de futebol realizado nos últimos três anos. Sei a dor que todos os torcedores estão sentindo neste momento de derrota, pois também sou torcedor, mas não nos esqueçamos das conquistas que também obtivemos, e não foram poucas, como jogar a Libertadores, a Sul-americana e os ótimos desempenhos nas copas do Brasil, na Copa São Paulo de Juniores, o acesso do feminino à Série A do futebol, além de outras conquistas da base não menos importantes”, destacou o presidente.

‘Erros não se repetirão’

Ao encerrar a mensagem, Alencar da Silveira Jr. também exaltou a nova posição do América no ranking da CBF. Mesmo com o rebaixamento, o clube subiu duas posições: saiu de 10.640 pontos para 11.533 e assumiu a décima colocação. 

A boa posição se deve pela sequência de temporadas na elite do futebol brasileiro e, principalmente, pelos bons desempenhos recentes na Copa do Brasil. O ranking leva em consideração os desempenhos dos clubes nos dois torneios nacionais nos últimos cinco anos, sendo que a atual temporada é a mais valorizada em termos de peso. 

“Vale ressaltar que hoje o América ocupa a décima posição no ranking nacional dos clube,esultado que leva em consideração o desempenhos dos últimos cinco anos. O fracasso do rebaixamento será o nosso melhor professor e, certamente, os erros cometidos não mais se repetirão. É chegada a hora de hastearmos a bandeira do nosso América, arregaçarmos as mangas, darmos as mãos, e trabalharmos muito e juntos em favor do clube”, encerrou Alencar.

Compartilhe
google-news-logo