Novo treinador do América, Cauan de Almeida até tentou ser jogador de futebol, quando na infância passou pela categoria de base de alguns clubes. Entretanto, qualificou-se mesmo como profissional do esporte em universidades. Em um das atividades acadêmicas, criou um método para identificar características positivas nos jogadores.
Em 2011, Cauan se formou em educação física pela Faculdade Pitágoras. De 2013 a 2015, se especializou em futebol na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Posteriormente, em 2016, adquiriu o título de Mestre em Treino de Alto Rendimento Desportivo pela Universidade do Porto, de Portugal.
Durante os estudos em solo europeu, Cauan desenvolveu a pesquisa intitulada “Caracterização das competências dos jogadores de futebol relativo aos diferentes estatutos profissionais”. Nela, o treinador apresenta 114 características essenciais para os jogadores profissionais.
O profissional definiu os indicadores a partir de seis posições: defesa central (zagueiros), defesa lateral (laterais), médio centro (volantes), médio interior/ofensivo (meio-campistas), extremos (pontas) e ponta de lança (centroavante).
Para os zagueiros, por exemplo, ele destaca a “capacidade de realizar cobertura e defender espaços”. Aos meio-campistas, Cauan de Almeida evidencia a “capacidade de gerir o ritmo do jogo da equipe, com variação entre passes curtos, médios e longos, em largura e profundidade”.
Veja a seguir:
Cauan realizou entrevista com 16 pessoas, incluindo treinadores profissionais, ex-jogadores com experiência em seleções internacionais e especialistas universitários das áreas do futebol. Eles tiveram que responder sobre o grau de concordância com cada indicador, para que, assim, o pesquisador chegasse ao número definitivo.
- Leia a pesquisa de Cauan: Caracterização das competências dos jogadores de futebol relativo aos diferentes estatutos profissionais
Cauan de Almeida no América
O América confirmou, nesta quarta-feira (20/12), a contratação do técnico Cauan de Almeida, de 34 anos. Ele assume a equipe na temporada 2024 para disputar o Campeonato Mineiro, Série B do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. O principal objetivo do Coelho é retornar à elite nacional.
Será a segunda passagem de Cauan pelo alviverde. Natural de São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, ele trabalhou no América entre 2017 e 2021.
A princípio, Cauan de Almeida foi contratado como treinador do time Sub-17. Em julho de 2019, assumiu o cargo de auxiliar técnico permanente do time profissional. Ele participou da campanha de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2020, quando o clube era comandado por Lisca – que indicou o auxiliar para substituí-lo quando deixou o América em 2021.
Apesar da indicação, Cauan não foi efetivado pela diretoria americana, que na época optou pela contratação de Vágner Mancini. Ainda em 2021, o então auxiliar trocou o time mineiro pelo Vasco, convidado pelo próprio Lisca.
Além dos clubes citados anteriormente, Cauan de Almeida trabalhou no Betim, Serranense, Infesta (Portugal) e Internacional – todos como auxiliar.