FUTEBOL NACIONAL

Presidente de clube da Série A se conforma com rebaixamento: ‘Já caiu, não adianta iludir’

Segundo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), clube tem 98,8% de chance de jogar Série B em 2025
Foto do autor
Compartilhe

Matematicamente, o Atlético-GO não está rebaixado, mas a situação tão desconfortável na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro fez o presidente Adson Batista dar forte declaração nesta terça-feira (8/10). Conformado e de olho em 2025, o gestor disse que o clube já caiu.

O Atlético-GO é o lanterna da Série A, com 21 pontos – são cinco vitórias, seis empates e 18 derrotas. Ainda estão em jogo nove rodadas, ou seja 27 tentos. Conquistar todos poderia livrar a equipe do rebaixamento, evidentemente, mas o retrospecto em relação à quantidade de triunfos no torneio deixa claro que é um cenário improvável, como elucidado por Adson Batista.

O Atlético já começou 2025. O Atlético já caiu, não adianta iludir. Eu vivo intensamente esse clube e nada deu certo. Nada funcionou neste Campeonato Brasileiro. E o time foi caindo de produção. Em nenhum momento trouxe aquela real esperança que a gente conseguiria superar as adversidades. Fizemos boas partidas, mas não ganhamos. O futebol é resultado. Infelizmente, todos nós estamos sujeitos a isso.

Adson Batista, presidente do Atlético-GO

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o dirigente não está falando absurdos. Pelos cálculos dos estatísticos, o Atlético-GO tem 98,8% de chance de jogar a Série B no próximo ano.

O dirigente identificou alguns problemas da equipe durante a temporada. Citou falta de liderança, coragem e desorganização. Ainda, aliviou a barra dos treinadores. Nesta temporada, o Atlético-GO teve quatro diferentes nomes no comando técnico: Jair Ventura, Anderson Gomes, Vagner Mancini e Umberto Louzer.

“Eu amo esse clube e não vou deixar em momento nenhum definhar. Por mim, o campeonato acabaria amanhã, ou hoje, porque é muito desgastante para nós. Temos um grupo de jogadores com um perfil muito parecido, falta de lideranças, falta de, às vezes, coragem para enfrentar as diversidades. Um time que, quando toma um gol, se perde dentro de campo, se desorganiza. Nosso treinador, talvez os treinadores, foram os menos culpados, nós mudamos filosofia e nada reagiu. Então, serve para nós criarmos casca, buscarmos um novo perfil, fazer avaliações profundas e, de agora para frente, já trabalhando em 2025, vamos priorizar jogadores que tenham contrato com o clube”, prosseguiu.

O aspecto financeiro também foi mencionado por Adson Batista, que solicitou fair play: “Um clube emergente como o Atlético, num Campeonato Brasileiro da Série A, passa por muitas limitações, porque, eu volto a dizer, isso não é transferência de responsabilidade, mas o dinheiro na Serie A é infinito. Se a gente não tiver fair play no futuro, se a gente não tiver limites, será humanamente impossível”.

Próximos compromissos do Atlético-GO

De acordo com as declarações de Adson Batista, o Atlético-GO vai cumprir tabela nas nove rodadas restantes. Veja, a seguir, os compromissos da equipe.

  • Atlético-GO x Cuiabá – 18/10 – 19h – 30ª rodada
  • Grêmio x Atlético-GO – 26/10 – 16h30 – 31ª rodada
  • Atlético-GO x Atlético – 6/11 – a confirmar – 32ª rodada
  • Atlético-GO x Bragantino – 13/11 – a confirmar – 33ª rodada
  • Athletico-PR x Atlético-GO – 20/11 – a confirmar – 34ª rodada
  • Atlético-GO x Palmeiras – 24/11 – a confirmar – 35ª rodada
  • Vasco x Atlético-GO – 1/12 – a confirmar – 36ª rodada
  • Atlético-GO x Fortaleza – 4/12 – a confirmar – 37ª rodada
  • Bahia x Atlético-GO – 8/12 – a confirmar – 38ª rodada
Compartilhe