CAMPEONATO BRASILEIRO

Paulinho volta a brilhar na Arena MRV, e Atlético bate o Cuiabá no Brasileiro

Em jogo de tempos distintos, Galo assegurou terceira vitória consecutiva na Arena MRV, seu novo estádio em Belo Horizonte
Foto do autor
Compartilhe

Em mais uma noite de brilho de Paulinho, autor de todos os gols da Arena MRV, o Atlético venceu o Cuiabá por 1 a 0 neste sábado (23/9), em seu novo estádio em Belo Horizonte. No duelo disputado pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o camisa 10 do Galo marcou o tento decisivo aos 41 minutos do primeiro tempo, após boa tabela com Hulk por dentro.

A partida foi marcada por dois tempos consideravelmente distintos. Envolvente e protagonista na primeira etapa, o time de Felipão controlou as ações e criou as melhores oportunidades nos 45 minutos iniciais. Na etapa complementar, o alvinegro até teve chances, mas se viu encurralado no campo de defesa na maior parte do tempo e contou com boas intervenções do goleiro Everson para assegurar os três pontos.

Com o resultado, o Atlético chegou aos 37 pontos, mas segue na nona colocação do Brasileirão. Agora, no entanto, a equipe mineira se vê a apenas três pontos de distância do Athletico-PR, primeiro clube no G6 – zona de classificação para a Copa Libertadores.

O Atlético terá mais uma semana cheia de treinos na Cidade do Galo. O próximo oponente no Campeonato Brasileiro é o Internacional, pela 25ª rodada, às 21h do próximo sábado (30/9). A partida será disputada no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Atlético x Cuiabá: o jogo

Os primeiros minutos do terceiro confronto oficial da história da Arena MRV tiveram um Atlético com mais posse de bola, trabalhando com aproximações diante de um Cuiabá que apostava em uma proposta mais conservadora, com linhas mais baixas para se defender. A primeira chance do jogo veio com Paulinho, que parou no goleiro Walter após cabeçada.

O Galo construía pelo lado esquerdo com maior frequência, apostando nas associações entre Guilherme Arana, Pavón e Pedrinho. A pressão alvinegra era considerável. Após roubada de bola no meio-campo, Paulinho foi acionado por Pedrinho e explodiu o travessão aos 13 minutos.

Com o decorrer do primeiro tempo, o Atlético se via com mais dificuldades para criar grandes chances, mesmo conservando a posse de bola. Pedrinho era o mais participativo do time de Felipão, que cometia erros no terço final do campo. Por outro lado, ainda que se apresentasse mais consistente no aspecto defensivo, o Cuiabá não conseguia engatar contra-ataques – especialmente também em virtude dos erros técnicos.

Aos 31 minutos, o Galo voltou a ameaçar. Hulk arrancou pelo meio-campo e acionou Pedrinho. O meia-atacante cortou para a esquerda e bateu rasteiro, rente à trave defendida por Walter. O cenário do jogo seguia um pouco mais travado.

Até que, aos 41 minutos, o Atlético encontrou uma solução por dentro. Paulinho e Hulk tabelaram em frente à área do Cuiabá. O camisa 10 alvinegro recebeu com liberdade na área e, de pé esquerdo, bateu cruzado para abrir o placar e anotar mais um gol na Arena MRV: 1 a 0 para o Galo.

Paulinho comemora mais um gol pelo Atlético na Arena MRV

Segundo tempo

Na etapa complementar, o Atlético se valeu da vantagem no placar para administrar o resultado com uma proposta levemente mais cautelosa. Ainda assim, quando tinha a posse de bola, envolvia o Cuiabá com boas trocas de passes e, dessa maneira, criou boa chance com Pavón, logo aos oito minutos – mas a bola foi para fora.

Com o decorrer do tempo, o Galo se sentiu mais confortável para voltar a tomar as rédeas da partida e conservar a posse. Apesar disso, tinha dificuldades de progredir para os últimos metros do campo. Na metade do segundo tempo, Felipão promoveu as entradas de Jemerson e Zaracho nas vagas de Lemos e Pavón, nesta ordem.

O time mineiro voltou a ameaçar aos 30 minutos. Zaracho recebeu na entrada da área, girou e finalizou cruzado, mas parou em Walter. Instantes depois, a partir de uma falta de média distância, a primeira grande oportunidade do Cuiabá na partida: Everson fez bela defesa após cabeçada de Marllon e, em seguida, voltou a trabalhar após finalização de Deyverson.

O lance empolgou a equipe mato-grossense, que se lançou ao ataque na reta final. O Atlético se via pressionado em seu campo de defesa e não conseguia criar boas tramas. Aos 38 minutos, com contra-ataque em velocidade, Arana cruzou e viu Rikelme mandar a bola contra o próprio travessão.

Já nos minutos finais, Edenilson e Alan Kardec entraram nos lugares de Pedrinho e Hulk. Ainda houve tempo para que Réver entrasse na vaga de Paulinho.

Mesmo com a iniciativa do Cuiabá no segundo tempo, o Galo conseguiu segurar o ímpeto adversário e assegurou mais três pontos na Arena MRV.

ATLÉTICO 1 x 0 CUIABÁ

Atlético

Everson; Mariano, Bruno Fuchs, Mauricio Lemos (Jemerson, aos 21′ do 2°T) e Arana; Otávio, Battaglia e Pedrinho (Edenilson, aos 41′ do 2°T); Pavón (Zaracho, aos 21′ do 2°T), Paulinho (Réver, aos 48′ do 2°T) e Hulk (Alan Kardec, aos 41′ do 2°T)

Técnico: Felipão

Cuiabá

Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Uendel (Rikelme, aos 25′ do 2°T); Fernando Sobral (Lucas Mineiro, no intervalo), Raniele e Denilson (Ceppelini, aos 34′ do 2°T); Wellington Silva (Derik Larcerda, no intervalo), Clayson (Pablo, aos 25′ do 2°T) e Deyverson

Técnico: Bruno Lazaroni (auxiliar)

  • Motivo: 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data: 23/9/2023
  • Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
  • Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
  • Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
  • VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
  • Gols: Paulinho (Atlético, aos 41′ do 1°T)
  • Cartões amarelos: Mauricio Lemos, Pedrinho, Otávio (Atlético); Lucas Mineiro, Denilson, Marllon (Cuiabá)

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Compartilhe