CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético empata com Corinthians em estreia com polêmicas de arbitragem no Brasileiro

Mesmo com expulsão de Battaglia antes do intervalo, Atlético sustentou empate diante do Corinthians na primeira rodada do Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Com um a menos durante todo o segundo tempo, o Atlético arrancou um empate com o Corinthians, por 0 a 0, em estreia repleta de polêmicas de arbitragem na Série A do Campeonato Brasileiro. A partida disputada na Neo Química Arena, em São Paulo, foi marcada pelo equilíbrio – mesmo na etapa complementar, quando o Galo priorizou a consistência defensiva.

As equipes só conseguiram criar boas chances de gol na Neo Química na reta final, quando o duelo ficou aberto. O confronto foi repleto de faltas duras, com marcação agressiva de ambos os lados.

No primeiro tempo, o Galo ficou mais com a posse de bola, mas não conseguiu superar a organização defensiva do Corinthians. Na segunda etapa, o cenário se inverteu: com vantagem numérica em campo, o Timão pressionou, mas não criou boas oportunidades para balançar as redes.

O Atlético ficou na bronca com a arbitragem do carioca Yuri Elino Ferreira da Cruz na partida. Especialmente em virtude de lance envolvendo Fagner e Zaracho no primeiro tempo, quando o lateral-direito do Corinthians acertou solada na coxa direita do meio-campista do Galo e foi advertido com cartão amarelo.

Com o resultado, o Atlético abre o Brasileirão na 13ª colocação, com um ponto – ainda que temporariamente. O Corinthians ocupa a 12ª posição na tabela de classificação.

Corinthians x Atlético: o jogo

Como pede a proposta de Gabriel Milito, o Atlético iniciou a partida na Neo Química Arena tentando estabelecer controle a partir da posse de bola, saindo jogando de forma curta, desde a defesa. Apesar disso, nos minutos iniciais, uma forte marcação do Corinthians dificultava a iniciativa do Galo, que se via sem muitos espaços para progredir em campo.

Na saída de bola alvinegra, Battaglia centralizava entre os zagueiros. Otávio e Zaracho se posicionavam um pouco mais à frente, assim como Saravia e Guilherme Arana pelas laterais. Com frequência, Paulinho baixava ao meio-campo para se apresentar como opção de passe.

O Atlético enfrentava problemas para conectar os homens de frente e ganhar metros dentro do campo. Sem bola, quando o “perde-pressiona” não funcionava, os homens da linha defensiva se viam expostos em algumas situações de mano a mano em virtude de falhas de cobertura e eram obrigados a fazer faltas para impedir ataques corinthianos. Antes dos 22 minutos, Battaglia e Jemerson já haviam sido amarelados.

Corinthians e Atlético protagonizaram primeiro tempo equilibrado na Neo Química Arena - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Corinthians e Atlético protagonizaram primeiro tempo equilibrado na Neo Química Arena(foto: Pedro Souza/Atlético)

Com o decorrer do confronto, o time de Gabriel Milito passou a acionar mais a bola longa para encontrar a dupla Paulinho e Hulk no ataque. Os meias (Zaracho e Igor Gomes) e os atacantes alvinegros recebiam mais a bola, mas faltava capricho nos gestos técnicos para a criação de boas oportunidades de gol.

Na reta final da primeira etapa, o jogo entre Corinthians e Atlético se tornou mais agressivo, com faltas duras e paralisações frequentes. Aos 40 minutos, o Galo quase abriu o placar com gol semelhante a um dos marcados na primeira final do Campeonato Mineiro, contra o Cruzeiro (cruzamento de Otávio para Saravia, que balançou as redes de cabeça). A arbitragem, no entanto, assinalou impedimento.

Já nos acréscimos, a equipe mineira sofreu dura perda. Em decisão polêmica e bastante contestada por jogadores do Atlético, Rodrigo Battaglia recebeu o segundo cartão amarelo em virtude de nova falta em Yuri Alberto e foi expulso da partida.

Nas redes sociais, atleticanos demonstraram descontentamento com a decisão e relembraram falta dura do lateral-direito Fagner em Zaracho, punida com cartão amarelo pelo árbitro carioca Yuri Elino Ferreira da Cruz.

Segundo tempo

No intervalo, Gabriel Milito promoveu a entrada do zagueiro Igor Rabello na vaga do meia-atacante Igor Gomes. A nova configuração tática deixava o Atlético, que tinha um jogador a menos, mais precavido no aspecto defensivo.

Nos minutos iniciais da etapa complementar, o Galo não se intimidava e marcava presença no campo de ataque. Com o decorrer do tempo, naturalmente, a proposta alvinegra se fez mais clara: fase defensiva em bloco médio-baixo, com as linhas próximas, e saídas no contra-ataque em velocidade.

O Corinthians cresceu no jogo. Especialmente a partir das iniciativas individuais do atacante Wesley pelo lado esquerdo, o Timão ganhava volume ofensivo e criava oportunidades de balançar as redes.

Encurralado na defesa, o Atlético se via sem válvulas de escape para o contra-ataque. Na metade do segundo tempo, Alan Franco entrou na vaga de Zaracho.

A estratégia defensiva alvinegra passava por um 5-3-1. Três zagueiros e os dois laterais na última linha; Otávio, Alan Franco e Paulinho na linha intermediária, e Hulk isolado à frente.

Paulinho em ação durante duelo entre Corinthians e Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Paulinho em ação durante duelo entre Corinthians e Atlético(foto: Pedro Souza/Atlético)

O time mineiro seguia sem saídas para ameaçar o Corinthians, mas com sucesso na proposta sem bola. Aos 36 minutos, Gustavo Scarpa entrou na vaga de Paulinho.

Na reta final do confronto, Hulk ameaçou com cruzamento que passou próximo à trave esquerda defendida por Cássio. Instantes depois, Hugo levou perigo à meta de Everson com finalização de média distância.

Nos minutos finais, Vargas entrou no lugar de Hulk. Já nos acréscimos, com cobrança de falta significativamente próxima à área, Scarpa obrigou grande defesa de Cássio.

Dadas as circunstâncias, empate positivo para o Atlético no Brasileirão. O Galo, de toda forma, deixa São Paulo na bronca com a arbitragem.

Próximos jogos de Corinthians e Atlético no Campeonato Brasileiro

2ª rodada: 17/4 (quarta-feira), às 20h

  • Juventude x Corinthians – Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
  • Atlético x Criciúma – Arena MRV, em Belo Horizonte

3ª rodada: 20/4 (sábado)

  • 18h30 – RB Bragantino x Corinthians – Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista
  • 21h – Atletico x Cruzeiro – Arena MRV, em Belo Horizonte

CORINTHIANS 0 x 0 ATLÉTICO

Corinthians

Cássio; Fagner (Matheuzinho, no intervalo), Félix Torres, Gustavo Henrique (Paulinho, aos 26′ do 2°T) e Hugo; Raniele, Fausto Vera (Maycon, aos 26′ do 2°T) e Rodrigo Garro (Igor Coronado, aos 29′ do 2°T); Wesley, Romero (Pedro Raul, aos 34′ do 2°T) e Yuri Alberto

Técnico: António Oliveira

Atlético

Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia, Zaracho (Alan Franco, aos 23′ do 2°T) e Igor Gomes (Igor Rabello, no intervalo); Paulinho (Gustavo Scarpa, aos 36′ do 2°T) e Hulk (Vargas, aos 44′ do 2°T)

Técnico: Gabriel Milito

  • Motivo: primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data: 14/4/2024
  • Estádio: Neo Química Arena, em São Paulo
  • Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA-RJ) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)
  • VAR: Daniel Nobre Bins (FIFA-RS)
  • Gols: –
  • Cartões amarelos: Romero, Fagner, Raniele, Yuri Alberto, Matheuzinho, Hugo, Carlos Miguel, António Oliveira, Maycon (Corinthians); Battaglia, Jemerson, Hulk, Everson, Saravia (Atlético)
  • Cartões vermelhos: António Oliveira (Corinthians); Battaglia (Atlético)
  • Público: 44.597

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Compartilhe