CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético abusa de erros defensivos e leva quatro do Vitória no Brasileiro

Atlético apresentou sérios problemas defensivos diante do Vitória e sofreu quatro gols pela segunda partida consecutiva no Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Noite de péssima atuação alvinegra no Barradão, em Salvador. Ainda que desfalcado, o Atlético abusou de erros defensivos, teve nova performance abaixo da crítica e foi derrotado pelo Vitória, por 4 a 2, pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Matheusinho, Willian Oliveira (duas vezes) e Culebra marcaram para o Rubro-Negro Baiano, enquanto Gustavo Scarpa e Brahian Palacios balançaram as redes para o Galo.

O Atlético até fez primeiro tempo equilibrado com o Vitória, tendo parado em boas defesas de Lucas Arcanjo. Apesar disso, as falhas de marcação foram uma constante do time de Gabriel Milito na partida e acabaram por custar muito caro.

Com o resultado, o Atlético caiu para a 10ª posição do Brasileirão, estagnado nos 13 pontos. Já o Vitória saiu da zona de rebaixamento, foi aos nove pontos e subiu para a 15ª colocação.

Ambos os times voltam a campo a partir das 18h30 do domingo (23/6), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Vitória visitará o RB Bragantino no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, enquanto o Atlético receberá o Fortaleza na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Vitória x Atlético: o jogo

Sem dispor de Hulk e Paulinho, tida como uma das melhores duplas de ataque do futebol brasileiro, o Atlético contou com peças diferentes, mas entrou em campo com o mesmo sistema. A saída de bola tinha Saravia, Bruno Fuchs e Rômulo, com Battaglia e Igor Gomes no suporte mais à frente.

Gustavo Scarpa voltou a ocupar o corredor direito, enquanto Alisson aparecia pela esquerda. Zaracho marcava presença no corredor central, dando suporte a Cadu e Pedrinho, que se postavam mais adiantados.

O confronto teve um início bastante aberto no Barradão, com ambas as equipes tendo oportunidades de atacar. Cadu chegou a balançar as redes para o Atlético, mas viu tento ser anulado por impedimento.

Instantes depois, aos 7 minutos, o meia Matheusinho, do Vitória, foi acionado com bastante liberdade na entrada da área do Atlético. Ele teve tempo para dominar e finalizou de pé esquerdo no ângulo direito defendido por Everson, abrindo o placar: 1 a 0 para o Rubro-Negro Baiano.

Aos 11 minutos, o árbitro de vídeo Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral “convocou” Marcelo de Lima Henrique para analisar entrada em Pedrinho na grande área do Vitória. O juiz assinalou penalidade máxima para o Galo, e Gustavo Scarpa, aos 13 minutos, converteu com batida forte e rasteira no meio do gol: 1 a 1.

Scarpa comemora gol de pênalti pelo Atlético diante do Vitória - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Scarpa comemora gol de pênalti pelo Atlético diante do Vitória(foto: Pedro Souza/Atlético)

Desde os minutos iniciais da partida, o Atlético buscava pressionar a saída de bola adversária. A proposta surtia efeito, forçando a equipe nordestina a erros.

Como de costume, o Galo buscava controlar as iniciativas a partir do domínio da posse de bola. Já o Vitória tentava se valer dos contra-ataques e da velocidade dos homens de lado de campo para criar oportunidades.

Aos poucos, o time comandado por Gabriel Milito encontrava mais espaços no bloco defensivo rival. Zaracho e Alisson obrigaram boas defesas de Lucas Arcanjo.

Com o decorrer da etapa inicial, naturalmente, as equipes caíram em ritmo no Barradão. O jogo seguia “pegado”, com algumas entradas duras de ambos os lados, mas com poucas tramas ofensivas.

O Atlético cedia espaços importantes no lado esquerdo da defesa. Alisson e Rômulo tinham dificuldades para proteger espaços no setor, e por ali, aos 43 minutos, saiu o segundo gol do Vitória. Cáceres recebeu com liberdade na linha de fundo e tocou rasteiro para a entrada da área. O volante Willian Oliveira finalizou rasteiro para as redes: 2 a 1 para o Leão.

De modo geral, o Galo apresentou problemas na fase defensiva no primeiro tempo. Além das debilidades no lado esquerdo, a equipe alvinegra também se viu desprotegida na entrada da área em diversos momentos na etapa inicial.

Segundo tempo

O Atlético iniciou a etapa complementar em busca de novamente acelerar o ritmo no Barradão. Logo no começo, Igor Gomes acertou o travessão com finalização de média distância.

O Vitória seguia adotando uma postura conservadora e buscava proteger a própria área, oferecendo dificuldades ao Galo. Milito optou pela entrada do atacante Alan Kardec na vaga do zagueiro Rômulo na tentativa de ampliar o poderio ofensivo.

Diante de um adversário cada vez mais fechado, o Atlético tentava girar a bola para desestruturar a defesa rival e encontrar espaços, mas estes se mostravam cada vez mais raros. Os cruzamentos eram alternativa frequente.

Aos 20 minutos, Matheusinho foi acionado por meio de bola longa nas costas da defesa do Galo. O jogador não foi devidamente pressionado por Igor Gomes e cruzou para a área. A bola sobrou para Willian Oliveira, que teve tranquilidade para dominar e estufar novamente as redes de Everson: 3 a 1 para o Rubro-Negro Baiano.

Pouco após o tento, Palacios entrou no lugar de Alisson. Com a mudança, o colombiano passou a ocupar o corredor direito, e Scarpa foi deslocado para a esquerda.

O Atlético mostrava cada vez maior desorganização defensiva. Aos 31 minutos, nova trama pelo lado esquerdo da defesa alvinegra, passe rasteiro na área e mais um gol do Vitória. Livre, Culebra transformou o resultado em goleada: 4 a 1.

Na reta final do confronto, Robert e Isaac entraram nas vagas de Pedrinho e Cadu, respectivamente. Ainda houve tempo, aos 43 minutos, para que Brahian Palacios aproveitasse de rebote e demonstrasse oportunismo para descontar: 4 a 2.

Noite de falhas defensivas do Atlético, marcada pela segunda derrota consecutiva da equipe de Gabriel Milito sofrendo quatro gols. O Galo atravessa momento ruim no Brasileirão.

VITÓRIA 4 x 2 ATLÉTICO

Vitória

Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Pablo, aos 37min do 2°T), Caio Vinícius, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira, Luan Santos (Fábio, aos 17min do 2°T), Léo Naldi (Rodrigo Andrade, aos 28min do 2°T), Matheusinho (Jean Mota, aos 28min do 2°T) e Osvaldo (Culebra, aos 28min do 2°T); Alerrandro

Técnico: Thiago Carpini

Atlético

Everson; Saravia, Bruno Fuchs e Rômulo (Alan Kardec, aos 14min do 2°T); Battaglia, Igor Gomes, Zaracho, Pedrinho (Robert, aos 36min do 2°T), Gustavo Scarpa e Alisson (Palacios, aos 21min do 2°T); Cadu (Isaac, aos 36min do 2°T)

Técnico: Gabriel Milito

  • Motivo: 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data: 20/6/2024
  • Estádio: Barradão, em Salvador
  • Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
  • Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Renan Aguiar da Costa (CE)
  • VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
  • Gols: Matheusinho (Vitória, aos 7min do 1°T), Willian Oliveira (Vitória, aos 43min do 1°T e aos 20min do 2°T), Culebra (Vitória, aos 31min do 2°T); Gustavo Scarpa (Atlético, aos 13min do 1°T), Brahian Palacios (Atlético, aos 43min do 2°T)
  • Cartões amarelos: Caio Vinícius, Luan Santos (Vitória); Rômulo, Igor Gomes (Atlético)

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Compartilhe