O Atlético contou com a precisão de Gabriel Menino para fazer “gol relâmpago” no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (10/8). Apesar disso, oscilou ao longo dos 90 minutos e cedeu empate ao Vasco, por 1 a 1, em pênalti cobrado por Vegetti. A partida disputada pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro ficou marcada pelo equilíbrio, com momentos de protagonismo divididos pelos times alvinegros.
O Galo sofreu em alguns momentos com a proteção defensiva, “convidando” o Vasco ao ataque a partir de uma postura por vezes excessivamente conservadora e cedendo oportunidades perigosas em cruzamentos. Especialmente na reta final do segundo tempo, de toda forma, a equipe de Cuca cresceu em produtividade, mas não fez o suficiente para balançar as redes e chegou a desperdiçar chance incrível com Biel, deixando a capital carioca com um ponto na bagagem.
Com o resultado, o Atlético chegou aos 24 pontos no Brasileirão, mas se manteve na 10ª colocação. Já o Vasco chegou aos 16 e permaneceu no 17º lugar.
Próximos jogos de Vasco e Atlético
O Vasco só volta a campo no próximo domingo (17/8), a partir das 16h, para enfrentar o Santos no MorumBis, em Santos. A partida será disputada pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Já o Atlético volta a atuar na quinta-feira (14/8), a partir das 19h, contra o Godoy Cruz-ARG na Arena MRV, em Belo Horizonte. Os times medirão forças em jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Vasco x Atlético: o jogo
Logo no primeiro minuto de jogo, o Atlético abriu o placar em São Januário. Cuello puxou contra-ataque em velocidade por dentro e acionou Gabriel Menino na entrada da área. O meio-campista bateu cruzado, sem chances de defesa para Léo Jardim, e marcou belo gol no Rio de Janeiro: 1 a 0 para o Galo.
O tento deixou o cenário da partida confortável para o Atlético, que tinha momentos de controle da posse de bola e contava com participação intensa de Gustavo Scarpa e Gabriel Menino na saída de jogo para construir. No momento defensivo, no entanto, o Galo se postava com linhas mais baixas, “convidando” o Cruzmaltino ao ataque.
Até que, aos 14 minutos, o árbitro Davi de Oliveira Lacerda foi chamado pelo VAR para analisar carga de Cuello em Philippe Coutinho dentro da grande área e assinalou pênalti para o Vasco. Com categoria, Vegetti deslocou Everson e igualou a contagem na capital carioca: 1 a 1.
O jogo era movimentado em São Januário, com descidas perigosas de ambos os lados. Nos tiros de meta dos mandantes, o Atlético tentava pressionar a saída de bola adversária – ainda que sem grande sucesso nesta missão.
Com o decorrer dos minutos, o Vasco se mostrava mais presente no campo ofensivo. O Galo pecava nas laterais e também dentro da área, dando certa liberdade aos jogadores do time carioca para cruzamentos e permitindo finalizações.
Em contrapartida, “inspirados” em Gabriel Menino, outros jogadores do Atlético tentaram finalizações de média distância. Rony e Cuello, apesar disso, passaram longe da meta com as tentativas na etapa inicial.
Já na reta final, Everson fez grande defesa em cabeceio vascaíno. No balanço geral, um primeiro tempo abaixo das expectativas por parte do Galo, que cedeu muitos espaços ao Vasco e teve poucas alternativas para criar boas chances de balançar as redes.
Segundo tempo
No intervalo, Cuca promoveu a entrada de Alexsander na vaga de Igor Gomes, que teve atuação apagada no primeiro tempo. A etapa complementar teve início com crescida de produtividade do Atlético, que se lançou ao ataque e apresentou trocas de passes rápidas com fluidez.
O Galo tomou susto aos 10 minutos, quando Gustavo Scarpa errou passe na defesa. Coutinho saiu na cara do gol e, levemente pressionado, finalizou para boa defesa de Everson.
O confronto seguia aberto em São Januário. Chamava atenção, de toda maneira, a quantidade de erros técnicos cometidos por ambas as equipes.
Aos 25 minutos, Cuca optou por acionar Biel e Júnior Santos nos lugares de Gabriel Menino e Cuello, respectivamente. Neste momento, o Vasco fazia certa pressão no ataque e empilhava boas oportunidades de gol.
Biel desperdiçou chance incrível aos 36 minutos. Após cruzamento de Rony vindo da direita, o atacante que estava pressionado por Paulo Henrique finalizou de canela na pequena área, por cima do gol.
Já nos minutos finais, Caio e Bernard foram acionados nos lugares de Gustavo Scarpa e Rony, nesta ordem. O Atlético esboçou pressão no Rio de Janeiro e se lançou à área vascaína, mas não fez o suficiente para desempatar o placar e deixou a capital carioca com um ponto.
VASCO 1 x 1 ATLÉTICO
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique (Victor Luis, aos 44min do 2ºT), João Victor, Lucas Freitas e Puma Rodríguez; Hugo Moura, Tchê Tchê e Philippe Coutinho (Benjamín Garré, aos 34min do 2ºT); Nuno Moreira (David, aos 18min do 2ºT), Rayan e Vegetti
Técnico: Fernando Diniz
Atlético
Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Biel, aos 25min do 2ºT), Igor Gomes (Alexsander) e Gustavo Scarpa (Caio, aos 42min do 2ºT); Cuello (Júnior Santos, aos 25min do 2ºT) e Rony (Bernard, aos 42min do 2ºT)
Técnico: Cuca
- Motivo: 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data: 10/8/2025
- Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Douglas Pagung (ES)
- VAR: Rafael Traci (SC)
- Gols: Gabriel Menino (Atlético, a 1min do 1ºT); Vegetti (Vasco, aos 17min do 1ºT)
- Cartões amarelos: Lucas Freitas, Paulo Henrique, Vegetti (Vasco); Alexsander (Atlético)