Ao lado alvinegro, só a vitória interessava – e ela chegou com contundência. Eficiente, o Atlético bateu o Sport na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (8/10).
Com gols de Vitor Hugo, Guilherme Arana e Rony, o Galo bateu o Leão da Ilha em jogo adiado pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e afastou crise na principal competição nacional. Derik descontou para os visitantes, já na reta final.
O cenário era de pressão para o Atlético, especialmente depois da goleada sofrida com péssima atuação diante do Fluminense (3 a 0), pela 27ª rodada, no último sábado (4/10). Antes de cumprir o compromisso adiado, o Galo se via a apenas quatro pontos de frente da zona de rebaixamento.
A resposta veio com bom desempenho coletivo na Arena MRV. Com novas mexidas na equipe, Sampaoli conduziu um time que soube se defender na maior parte do confronto. Quando atacou, levou perigo ao Sport – sendo letal em três das oportunidades que criou.
Com o resultado, o Atlético foi aos 32 pontos e subiu para a 14ª colocação na tabela de classificação do Brasileirão. O Galo ultrapassou o Internacional pelo critério do saldo de gols (-5 a -6).
Próximos jogos de Atlético e Sport
Atlético e Sport voltarão a campo na próxima quarta-feira (15/10). Ambos os times terão compromissos pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Às 20h, o Leão da Ilha receberá o Ceará na Ilha do Retiro, no Recife. Já às 21h30, o Galo receberá o arquirrival Cruzeiro na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Atlético x Sport: o jogo
Diante do Sport, o Atlético de Sampaoli se organizou da seguinte forma no momento ofensivo: Saravia, Lyanco e Vitor Hugo construíam desde trás com os auxílios de Fausto Vera e Igor Gomes, postados mais à frente. Na última linha, Dudu (esquerda) e Bernard (direita) jogavam abertos, enquanto Guilherme Arana e Gustavo Scarpa ofereciam suporte a Rony, atuando mais por dentro no ataque.
Desde os primeiros instantes de jogo, o Galo já se mostrava presente no campo ofensivo, buscando povoar o ataque. As chegadas se davam principalmente pelos lados, com cruzamentos em direção à área.
Ainda aos 8 minutos, em lance de escanteio, o Atlético abriu o placar. Bernard cobrou e viu Rony desviar de cabeça. Em jogada idêntica à do gol marcado contra o Mirassol, Vitor Hugo finalizou e acertou o ângulo direito do Sport, balançando as redes pela terceira vez em sete partidas: 1 a 0 para o Galo.
A blitz alvinegra era intensa. Instantes depois do tento, Dudu fez boa jogada individual pela esquerda e serviu Guilherme Arana, que parou duas vezes no goleiro Gabriel. Rony também tentou e viu o arqueiro adversário intervir mais uma vez, na sequência.
Aos 17 minutos, preocupação para o Atlético: Sampaoli precisou promover a estreia de Ruan Tressoldi na vaga de Lyanco. O zagueiro sérvio-brasileiro sentiu dores no tornozelo direito após queda em lance de bola aérea e teve de ser substituído.
Com o correr do relógio, o Sport passou a se sentir mais confortável e a controlar a posse de bola na Arena MRV. Bem posicionado e com as linhas próximas, no entanto, o Galo se defendia e tentava evitar ataques dos pernambucanos.
Até que, aos 37 minutos, novo momento de êxtase nas arquibancadas. Guilherme Arana aproveitou sobra após finalização de Igor Gomes, defendida por Gabriel, e estufou as redes – afastando críticas e a má fase: 2 a 0 para o Atlético, com direito a extravaso absoluto do lateral-esquerdo na comemoração.
Chamava atenção especialmente a proatividade de Dudu pelo lado esquerdo do ataque alvinegro. O camisa 92 era pivô das principais arrancadas do Galo rumo ao terço final, com confiança para partir para cima dos adversários.
No fim das contas, um primeiro tempo de ampla superioridade do Atlético na Arena MRV. Quando precisou se defender, o time de Sampaoli foi organizado. Já nos momentos ofensivos, mostrou repertório e criou as melhoras chances.
Segundo tempo
No começo da etapa complementar, o Sport se lançou ao ataque e gerou preocupação aos torcedores do Atlético. A entrada do meia-atacante Lucas Lima na vaga de Zé Lucas potencializou a criação do time nordestino, que cresceu na partida.
Mais postado no campo defensivo, o Galo tentava se proteger das investidas rivais – e chegou a contar com corte providencial de Vitor Hugo em chute de Lucas Lima para não ser vazado ainda no início do segundo tempo. Aos 13 minutos, Sampaoli optou pelas entradas de Natanael e Biel nos lugares de Bernard e Dudu, respectivamente.
Instantes após as mexidas, Everson ligou Biel em contra-ataque com passe longo. O atacante contou com falha da defesa adversária para sair na cara do gol. Sem egoísmo, serviu a Rony: livre de frente para a meta, o paraense encerrou longo jejum de bolas na rede: 3 a 0 para o Atlético.
Ídolo do clube mineiro, Hulk foi acionado do banco de reservas logo após o terceiro tento alvinegro, no lugar de Gustavo Scarpa. Caio também ganhou oportunidade na vaga de Guilherme Arana.
O cenário da partida seguiu semelhante depois do terceiro tento, com o Sport mais presente no ataque. As substituições de Sampaoli surtiram pouco efeito, e o Galo caiu em produtividade ofensiva.
Já aos 35 minutos, Ruan Tresssoldi cometeu pênalti após desviar a bola com o braço em finalização de Derik. Com categoria, o centroavante do Sport converteu e descontou o placar: 3 a 1.
Na reta final do confronto, restou ao Atlético seguir se defendendo e conservar a vantagem. Fim de jogo, e três pontos fundamentais somados pelo Galo no Campeonato Brasileiro.
ATLÉTICO 3 x 1 SPORT
Atlético
Everson; Saravia, Lyanco (Ruan Tressoldi, aos 17min do 1°T), Vitor Hugo e Guilherme Arana (Caio, aos 20min do 2°T); Fausto Vera, Igor Gomes, Gustavo Scarpa (Hulk, aos 20min do 2°T) e Bernard (Natanael, aos 13min do 2°T); Rony e Dudu (Biel, aos 13min do 2°T)
Técnico: Jorge Sampaoli
Sport
Gabriel; Aderlan (Matheus Alexandre, aos 22min do 2°T), Rafael Thyere, Ramon e Luan Cândido; Igor Cariús (Romarinho, no intervalo), Christian Rivera, Zé Lucas (Lucas Lima, no intervalo) e Hyoran (Rodrigo Atencio, aos 8min do 1°T; depois Sérgio Oliveira, aos 31min do 2°T)); Matheusinho e Derik
Técnico: Daniel Paulista
- Motivo: 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data: 8/10/2025
- Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Alex Sandro Quadros Thomé (RR)
- VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
- Gols: Vitor Hugo (Atlético, aos 8min do 1°T); Guilherme Arana (Atlético, aos 37min do 1°T); Rony (Atlético, aos 16min do 2°T); Derik (Sport, aos 36min do 2°T)
- Cartões amarelos: Guilherme Arana, Igor Gomes, Vitor Hugo, Hulk (Atlético); Ramon, Christian Rivera (Sport)
- Público: 25.093 pessoas
- Renda bruta: R$ 904.390,02
Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!