CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético sobra na Arena MRV, atropela o Vasco e vai à Sul-Americana de 2026

Atlético não tomou conhecimento do Vasco, teve ótima atuação no encerramento de 2025 e garantiu lugar na Sul-Americana

Compartilhe
google-news-logo

Em meio a um fim de ano marcado por novas frustrações, o Atlético deu resposta positiva aos seus torcedores no encerramento da temporada de 2025. Neste domingo (7/12), na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Galo teve atuação convincente, goleou o Vasco, por 5 a 0, e se garantiu na Copa Sul-Americana de 2026. Junior Alonso, Hulk, Dudu (duas vezes) e Victor Luis (contra) marcaram os gols do triunfo do time de Jorge Sampaoli no duelo pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Atlético foi superior ao longo de praticamente todo o jogo contra o Vasco. A expulsão do zagueiro/volante Hugo Moura, do Cruzmaltino, ainda aos 30 minutos do primeiro tempo, também foi fator que facilitou a missão do Galo.

O principal destaque da partida passou pela boa atuação de Hulk, pivô de debates sobre o futuro no mercado da bola. Com contrato com o clube mineiro até dezembro de 2026, o paraibano deu mais uma evidência de que ainda pode ser útil para o conjunto de Sampaoli.

Com o resultado, o Atlético foi aos 48 pontos e encerrou o Brasileirão na 11ª colocação, garantido na próxima edição da Sul-Americana. Já o Vasco permaneceu com 45 pontos, fechou a competição na 14ª posição e, mesmo com a goleada, se assegurou em uma competição continental em 2026 – será a Libertadores caso o clube vença a Copa do Brasil.

Próximos jogos de Atlético e Vasco

O Atlético só voltará a campo em 2026. Em 11 de janeiro (um domingo), a partir das 16h, o Galo medirá forças com o Betim na Arena MRV pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

Já o Vasco terá clássico contra o Fluminense pelas semifinais da Copa do Brasil na quinta-feira (11/12), a partir das 20h. O confronto de ida será disputado no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.

Atlético x Vasco: o jogo

Em busca de uma vaga na Copa Sul-Americana de 2026, o Atlético buscou o protagonismo desde os minutos iniciais de jogo, principalmente com triangulações pela direita envolvendo Rony e Igor Gomes. Apesar disso, o primeiro lance de perigo do Galo, logo aos 3 minutos, saiu pelo lado esquerdo: depois de cruzamento preciso de Guilherme Arana, Hulk explodiu o travessão com cabeceio – na sobra, Junior Alonso teve chute travado.

Apesar da iniciativa do Atlético, era o Vasco que tinha a posse de bola por mais tempo nos instantes iniciais na Arena MRV. O Galo buscava pressionar a saída adversária e forçava erros da equipe carioca, mas também se via em alguns momentos com as linhas mais baixas para defender.

Até que, aos 18 minutos, Igor Gomes finalizou de fora da área em sobra e viu Rony desviar para grande defesa do goleiro Fuzato. Na sobra, o atacante acionou Junior Alonso, que só teve o trabalho de finalizar com o pé direito para o fundo das redes: 1 a 0 para o Atlético.

Jogadores do Atlético comemoram gol de Junior Alonso contra o Vasco - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Jogadores do Atlético comemoram gol de Junior Alonso contra o Vasco(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Depois do tento, o time de Jorge Sampaoli passou a ficar mais com a bola, rodando-a pacientemente em busca de espaços. A principal válvula de escape ofensiva era, outra vez mais, o atacante Dudu, com incisividade e iniciativas individuais pelo lado esquerdo.

Aos 30 minutos, notícia positiva para o Galo. Hugo Moura aplicou carrinho forte no tornozelo direito de Dudu, e acabou expulso pelo árbitro Lucas Paulo Torezin após revisão do lance no VAR.

No lance subsequente, a estrela de um dos maiores ídolos da história do clube mineiro voltou a brilhar. Com cobrança forte à meia-altura do lado esquerdo das redes de Fuzato, Hulk ampliou para o Atlético com golaço de falta na Arena MRV: 2 a 0.

O chute de Hulk, do Atlético, que estufou as redes do Vasco na Arena MRV - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
O chute de Hulk, do Atlético, que estufou as redes do Vasco na Arena MRV(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

Com vantagem no placar e também numérica dentro das quatro linhas, a equipe alvinegra administrava a situação com certa tranquilidade. Nos instantes finais do primeiro tempo, quase outro golaço: Hulk acertou mais uma vez o travessão com chute colocado de fora da área.

Segundo tempo

O Atlético deu início à etapa complementar novamente em busca do protagonismo, controlando a posse. Neste cenário, logo aos 3 minutos, Dudu costurou boa tabela com Hulk e mostrou visão de jogo e categoria para finalizar colocado no canto esquerdo de Fuzato, ampliando o placar: 3 a 0.

Ao melhor estilo Sampaoli, o Galo seguia rodando a bola com paciência em busca de desestruturar novamente a defesa adversária. O panorama era de controle total do Atlético na Arena MRV.

Com o decorrer do relógio, o cenário seguia semelhante no estádio alvinegro. Gustavo Scarpa, Ruan Tressoldi, Gabriel Menino e Cuello chegaram a sair do banco de reservas para ganhar minutos no último compromisso do ano.

Até que, aos 23 minutos do segundo tempo, Igor Gomes foi acionado por Scarpa no corredor direito e cruzou para o centro da área. Com oportunismo, Dudu apareceu na marca do pênalti e finalizou de pé direito para selar goleada: 4 a 0.

Dudu comemora gol pelo Atlético contra o Vasco na Arena MRV - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Dudu comemora gol pelo Atlético contra o Vasco na Arena MRV(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Na sequência, aos 29 minutos, Arana aproveitou sobra na quina da área para finalizar cruzado. A bola desviou em Hulk e, depois, em Victor Luis, que acabou por marcar gol contra a favor do Atlético: 5 a 0.

No fim das contas, um verdadeiro amasso do Atlético sobre o Vasco – a maior goleada aplicada pelo Galo diante do adversário carioca em toda a história. Resultado que deu caráter mais ameno ao fim de ano melancólico do clube mineiro e o garantiu na Copa Sul-Americana de 2026.

ATLÉTICO 5 x 0 VASCO

Atlético

Everson; Saravia (Ruan Tressoldi, aos 24min do 2ºT), Vitor Hugo (Gabriel Menino, aos 24min do 2ºT), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Igor Gomes e Bernard (Alexsander, aos 24min do 2ºT); Dudu (Cuello, aos 32min do 2ºT), Rony (Gustavo Scarpa, aos 10min do 2ºT) e Hulk

Técnico: Jorge Sampaoli

Vasco

Fuzato; Tchê Tchê (GB, aos 24min do 2ºT), Lucas Oliveira, Lucas Freitas e Victor Luis; Hugo Moura, Mateus Carvalho e Paulinho; Matheus França (Guilherme Estrella, aos 26min do 2ºT), David (Puma Rodríguez, aos 24min do 2ºT) e Vegetti (Leandrinho, aos 34min do 1ºT)

Técnico: Fernando Diniz

  • Motivo: 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data: 7/12/2025
  • Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
  • Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
  • Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Fernanda Krüger (MT)
  • VAR: Bráulio da Silva Machado (SC)
  • Gols: Junior Alonso (Atlético, aos 18min do 1ºT); Hulk (Atlético, aos 31min do 1ºT); Dudu (Atlético, aos 3min do 2ºT, e aos 23min do 2ºT), Victor Luis (contra para o Atlético, aos 29min do 2ºT)
  • Cartões amarelos: não houve
  • Cartão vermelho: Hugo Moura (Vasco)

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Compartilhe
google-news-logo