O Atlético contou com gol de Paulinho para vencer o Bahia por 1 a 0 neste domingo (13/8), no Mineirão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo cedeu muitos espaços no primeiro tempo, mas foi eficiente e contou com bela jogada na segunda etapa para chegar à segunda vitória seguida na competição.
Não foi uma atuação brilhante, mas o Atlético aproveitou melhor as chances que criou e voltou a vencer como mandante no torneio após cinco jogos. O time de Felipão explorou muito os contra-ataques, teve chances para ampliar nos minutos finais e conseguiu se recuperar após a eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores.
A partida também pode ter sido a última do alvinegro como mandante no Gigante da Pampulha antes da estreia na Arena MRV. A expectativa é que a equipe estreia na nova casa no próximo jogo em Belo Horizonte, contra o Santos, no dia 27 (domingo), às 18h30.
O resultado deixou o Galo – ao menos momentaneamente – mais próximo do G6. O time mineiro encerrou o primeiro turno com 27 pontos e está em nono lugar. Já o Tricolor de Aço ocupa a 16ª posição, com 18 pontos, e pode voltar ao Z4 caso o Santos ao menos empate.
O próximo jogo do Atlético será contra o Vasco, no domingo que vem, às 11h, em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 20ª rodada da Série A. Também pela competição, o Bahia enfrentará o RB Bragantino no mesmo dia, às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA.
Atlético x Bahia: o jogo
O Atlético começou a partida com menos controle das ações. Enquanto o Bahia buscava jogadas de infiltração pelo meio, o Galo apostava nos contra-ataques, principalmente com Pavón, pelo lado esquerdo.
Apesar do horário, o que se via era dois times com muita intensidade e que cediam espaços no campo de defesa.
O Tricolor de Aço teve a melhor chance do jogo até então com Cauly, que quase marcou em chute de fora da área. Os visitantes eram superiores no Mineirão e envolviam a defesa atleticana com facilidade.
O alvinegro melhorou nos minutos finais da primeira etapa e chegou a pedir um pênalti em lance envolvendo Kanu e Hulk, mas o árbitro entendeu como jogada normal. Fim do primeiro tempo com o Bahia superior em um jogo movimentado, mas com poucas chances claras.
Paulinho decide para o Atlético
O Galo abriu o placar logo aos 3’. Em triangulação pelo meio, Igor Gomes acionou Hulk, que deixou Paulinho na cara do gol para o camisa 10 tocar por cima de Marcos Felipe: 1 a 0.
O Bahia quase igualou o placar cinco minutos depois. O time se lançou à frente e cedia muitos espaço para os contra-ataques do Atlético, que também chegou com Arana e Pavón.
A partida esfriou, e os times apresentavam dificuldades na criação de jogadas. Ainda assim, Paulinho ficou mais uma vez cara a cara com o goleiro, mas desperdiçou a oportunidade.
O Galo teve nova chance com Edenilson, mas novamente não aproveitou. O alvinegro abaixou as linhas de marcação e viu o Bahia dominar as ações, mas sem perigo. Fim de jogo com vitória do Atlético em manhã de comemoração do Dia dos Pais.
Atlético 1 x 0 Bahia
Atlético
Everson; Mariano, Lemos, Jemerson e Arana; Otávio (Alan Franco, no intervalo), Battaglia (Edenilson, aos 25’ do 2ºT) e Igor Gomes (Patrick, aos 37’ do 2ºT); Pavón, Paulinho (Réver, aos 49′ do 2ºT) e Hulk
Técnico: Felipão
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido; Rezende (Yago Felipe, aos 38′ do 2ºT), Cauly e Thaciano (Léo Cittadini, aos 28’ do 2ºT) Ademir, Rafael Ratão (Vítor Jacaré, aos 28’ do 2ºT) e Everaldo (Vinicius Mingotti, aos 38′ do 2ºT)
Técnico: Renato Paiva
Gol: Paulinho, aos 3’ do 2ºT
Cartões amarelos: Otávio, Pavón; Biel
Data: 13/8/2023 (domingo)
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA-DF)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Lehi Sousa Silva (DF)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Público: 29.847
Renda: R$ 978.420,50