O CEO do Atlético, Bruno Muzzi, disse, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (21/8), que é provável a troca do gramado natural da Arena MRV para o piso sintético. Ele afirmou que a avaliação da grama plantada no ano passado será feita até o fim da temporada.
“Desde o início da obra, sempre falei que minha preferência era o gramado sintético pela arquitetura da Arena MRV. Mas a gente não tinha orçamento para isso, o que a gente deixou foi fazer a infraestrutura para acomodar as duas modalidades de gramado”, disse.
“Em 2019 e 2020 (quando o estádio estava em construção), ainda tinha muito preconceito com a grama sintética, mas esse preconceito diminuiu. Tem uma discussão sobre lesão, qual causa mais lesão. Os estádios europeus estão cada vez mais naturais e menos sintéticos, mas eles têm poder aquisitivo e podem trocar de grama para sintético, eles podem tirar o gramado do estádio, e a gente não tem essa prerrogativa”, acrescentou Muzzi.
O Atlético está com receio de o gramado não aguentar sediar muitos eventos e partidas de futebol. “Vamos ver o comportamento agora com os jogos e os shows, vamos ver o comportamento do gramado, mas acho que, muito provavelmente, vamos fazer a substituição para o sintético”.
Grana natural na Arena MRV
Em junho de 2022, o Atlético anunciou que utilizaria o gramado natural. De acordo com o clube, estudos de viabilidade técnica e econômica comprovaram a superioridade da grama natural frente ao piso sintético.
O gramado da Arena MRV tem 105m x 68m, tamanho exigido pela Fifa. Ao todo, 8.945m² de mudas de grama formam o campo de jogo.