O Atlético está à procura de familiares dos jogadores campeões brasileiros de 1937. Em parceria com o Centro Atleticano de Memória, o clube lançou campanha nas redes sociais para localizar parentes dos atletas que conquistaram o primeiro torneio nacional do Galo.
Em 25 de agosto de 2023, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu o Torneio dos Campeões de 86 anos atrás como a edição inaugural da Série A do Campeonato Brasileiro.
Para entender o motivo da busca, a reportagem de No Ataque procurou Emmerson Maurílio, gerente multimídia que atua na área de acervo histórico do clube
“Vamos homenagear as famílias no gramado, antes da partida contra o Botafogo. Ainda estamos tentando localizar algumas delas”, destacou.
Já a assessoria do Atlético ressaltou que a ideia é promover uma série de homenagens aos ídolos.
Jogadores campeões em 1937
- Ewando Dias Becker;
- Florindo Alves Ferreira;
- Joaquim Valentim (Quim);
- João Bonelli da Silva (João Bala);
- José Procópio Mendes;
- Alcindo de Souza Alves;
- Alfredo Bernardino;
- João da Costa (Lola);
- Lauriston Neves (Paulista);
- Elair de Azevedo Lima;
- Floriano Peixoto Correa.
Torneio dos Campeões de 1937
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, assinou documento que diz que o “Torneio dos Campeões disputado em 1937 foi sim extremamente relevante à época em meio aos debates e divisões geradas no futebol brasileiro em função da defesa da implementação do profissionalismo entre os clubes”.
A competição foi organizada pela Federação Brasileira de Futebol (FBF). Além dos campeões estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, Aliança-RJ e Liga da Marinha-DF disputaram o torneio como convidados.
Em seis jogos, o Atlético venceu quatro, empatou um e perdeu um. O ex-atacante Paulista marcou oito gols e foi o artilheiro do clube mineiro.
Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!
Principais títulos da história do Atlético
- Campeonato Mineiro: 48 conquistas
- Campeonato Brasileiro: três conquistas
- Copa do Brasil: duas conquistas
- Supercopa do Brasil: uma conquista
- Copa Conmebol: duas conquistas
- Copa Libertadores: uma conquista
- Recopa Sul-Americana: uma conquista