CAMPEONATO BRASILEIRO

Impedimento? Comentaristas analisam gol de Diego Costa em Atlético x Botafogo

Ex-atacante do Galo marcou o gol do empate do líder do Brasileiro, mas a bola na rede foi anulada pela arbitragem por impedimento

Compartilhe
google-news-logo

A vitória do Atlético sobre o Botafogo por 1 a 0 no sábado (16/9), na Arena MRV, pela 23ª rodada do Brasileiro, rendeu uma grande polêmica nas redes sociais: Diego Costa empatou o jogo aos 43 do segundo tempo, mas a arbitragem anulou o gol do líder da Série A. Veja abaixo a opinião de três comentaristas de arbitragem.

Em posição irregular, o atacante, que passou pelo Galo em 2021, finalizou e marcou o gol de empate. A discussão pela anulação correta ou não do gol se deu pelo movimento de Maurício Lemos, que poderia ter gerado um novo lance, o que não configuraria em impedimento de Diego Costa.

Porém, mesmo com os inúmeros debates nas redes sociais, os comentaristas de arbitragem foram unânimes em relação à marcação do impedimento. Para Paulo César de Oliveira, Nadine Bastos e Carlos Eugênio Simon, o gol de Diego Costa foi bem anulado.

“A dúvida é: foi uma nova origem ou um desvio? No momento do lançamento, o Diego Costa estava claramente em posição de impedimento e obteve a posse da bola após ação do zagueiro Maurício Lemos. De acordo com a regra, quando a bola se move pelo ar, e o defensor não tem o movimento controlado, coordenado nem o controle da bola, não caracteriza como uma nova origem. Portanto, a bola foi desviada pelo zagueiro do Atlético, e Diego Costa obteve vantagem da posição que ele se encontrava. O gol foi bem anulado. A arbitragem acertou”

Paulo César de Oliveira, ex-árbitro e comentarista de arbitragem da TV Globo

“Impedimento por ganhar vantagem da posição. Maurício Lemos não tem o controle total dos seus movimentos, e a bola sobra para Diego Costa que estava impedido. Com a mudança da regra, isso hoje é considerado desvio e não jogada deliberada. Gol bem anulado”

Nadine Bastos, ex-árbitra e comentarista de arbitragem do SBT

“A bola é enfiada para Diego Costa, que está em posição de impedimento. O zagueiro vai afastar a bola, que para no pé do atacante, que ganha vantagem da posição que estava e faz o gol. O gol é irregular porque o zagueiro não tem o controle da jogada, não tem o controle da bola. É considerado como um desvio. Portanto, gol bem anulado”

Carlos Eugênio Simon, ex-árbitro e comentarista de arbitragem da ESPN

Mesmo assim, o Botafogo se mostrou indignado com a anulação da bola na rede. Até por isso, André Mazzuco, diretor do clube, participou da entrevista coletiva, contrariou a opinião dos comentaristas e afirmou que foi “desrespeitoso” anular o gol do Diego Costa.

Compartilhe
google-news-logo