CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético na Libertadores ou na Sul-Americana em 2024? Veja probabilidades

Galo almeja participação no principal torneio do continente em 2024 e, para isso, estabeleceu meta de pontos internamente
Foto do autor
Compartilhe

Em crescimento na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético segue no caminho para disputar uma competição internacional em 2024. Rodada a rodada, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calcula probabilidades para equipes da elite nacional e, a seguir, o No Ataque apresenta as chances do Galo de disputar a Copa Libertadores ou a Copa Sul-Americana em 2024.

A meta é clara e virou tema de discursos nos vestiários antes de jogos do Atlético: voltar a jogar a Libertadores. De acordo com as projeções do Departamento de Matemática da UFMG, o time mineiro tem 30,2% de chance de participar do principal torneio do continente no ano que vem.

As contas da UFMG levam em consideração apenas o G6 como garantia de vaga na Libertadores. Essa zona classificatória pode ser ampliada caso os campeões das atuais edições da competição continental e da Copa do Brasil terminem o Campeonato Brasileiro entre os seis primeiros.

Por outro lado, ainda de acordo com os matemáticos, o Atlético é o time brasileiro com maior probabilidade de disputar a Copa Sul-Americana em 2024. A chance é de 61,4%.

Meta de pontos

Conforme apuração da reportagem do Alterosa Esporte, a meta do Atlético é chegar aos 58 pontos no Campeonato Brasileiro. A diretoria alvinegra entende que o número seria suficiente para garantir uma vaga na próxima edição da Libertadores.

O Galo é o nono colocado da Série A, com 34 pontos. É necessário conquistar outros 24 para alcançar o objetivo.

Na prática, o número faltante pode ser atingido com oito vitórias nos 15 jogos restantes. Outra possibilidade seria por meio de sete vitórias e três empates nessa reta final de Brasileirão.

Probabilidades do Atlético segundo a UFMG

  • Título: 0,16%
  • Classificação para a Libertadores: 30,2%
  • Classificação para a Sul-Americana: 61,4%
  • Rebaixamento: 0,36%

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Compartilhe