O Atlético tem, na 26ª rodada, nova chance de entrar no G6 da Série A do Campeonato Brasileiro. O No Ataque traz, a seguir, as possibilidades para que o Galo passe a integrar a zona classificatória para a Copa Libertadores de 2024 após o duelo contra o Coritiba.
O Atlético recebe o Coxa na Arena MRV, em Belo Horizonte, às 18h30 do domingo (8/10). Vencer o time paranaense é condição obrigatória para que o Galo entre no G6 ao fim da rodada.
Parte da tabela do Brasileiro que envolve o Atlético
- 5° – Flamengo – 43 pontos – 12V, 7E, 6D – 37GM, 30GS, 7SG*
- 6° – Fluminense – 41 pontos – 12V, 5E, 8D – 34GM, 29GS, 5SG
- 7° – Atlético – 40 pontos – 11V, 7E, 7D – 29GM, 19GS, 10SG
- 8° – Athletico-PR – 40 pontos – 11V, 7E, 7D – 37GM, 29GS, 8SG
- 9° – Fortaleza – 39 pontos – 11V, 6E, 8D – 30GM, 24GS, 6SG
*V = vitórias; E = empates; D = derrotas; GM = gols marcados; GS = gols sofridos; SG = saldo de gols.
O duelo entre Corinthians e Flamengo, às 21h do sábado (7/10), na Neo Química Arena, em São Paulo, é o primeiro que diz respeito aos interesses do Atlético na rodada. Em caso de vitória do Timão, o Galo dependerá apenas de uma vitória para ultrapassar o Rubro-Negro na tabela – já que, nesse cenário, teria maior saldo de gols.
O time de Felipão também ficará de olho no confronto entre Fluminense e Botafogo, às 16h do domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Em caso de empate entre os rivais ou triunfo do Fogão, o Atlético também dependerá somente de uma vitória sobre o Coxa para ultrapassar o Tricolor das Laranjeiras na classificação.
No melhor dos cenários, o Galo pode saltar da sétima para a quinta colocação. Para isso, precisa vencer o Coritiba e torcer por derrota do Fla e empate ou derrota do Flu.
Caso empate com o Coritiba na Arena MRV, o Atlético não terá chances de entrar no G6 do Campeonato Brasileiro. Isso porque, mesmo com uma possível derrota do Fluminense, o time mineiro ficaria atrás dos cariocas no número de vitórias.
Em novo ano abaixo das expectativas, o Galo tem a participação na Libertadores de 2024 como objetivo principal nessa reta final de temporada. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de que o Atlético dispute a próxima edição do torneio continental é de 50,1%.