CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético pode decretar rebaixamento do América no Brasileiro?

Rebaixamento do Coelho não pode ser selado ao fim do confronto contra o Galo, mas sim no encerramento da 32ª rodada
Foto do autor
Compartilhe

O América está “virtualmente” rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Com 99,9% de chances de queda à Segunda Divisão, de acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coelho pode ter o descenso decretado ao fim da 32ª rodada, mas não imediatamente após o clássico contra o Atlético no Parque do Sabiá, em Uberlândia.

Os rivais medem forças a partir das 19h30 desse sábado (4/11). Ao América, somente a vitória interessa. O Coelho é o lanterna do Brasileirão, com 20 pontos.

“Segunda página” do Campeonato Brasileiro

  • 11° – Cuiabá – 40 pontos
  • 12° – Corinthians – 40 pontos
  • 13° – Internacional – 39 pontos
  • 14° – Bahia – 37 pontos
  • 15° – Santos – 37 pontos
  • 16° – Cruzeiro – 37 pontos (um jogo a menos)
  • 17° – Vasco – 34 pontos
  • 18° – Goiás – 32 pontos
  • 19° – Coritiba – 23 pontos
  • 20° – América – 20 pontos

Ao fim da 32ª rodada, a maior pontuação possível para o primeiro clube fora da zona de rebaixamento (16°) será 39. Caso vença o Atlético, o time alviverde chegará aos 23 pontos e seguirá sonhando com a possibilidade de escapar do rebaixamento. Considerando esse cenário, o América poderia encerrar a Série A com 41 pontos, vencendo também os seis jogos restantes.

Por outro lado, em caso de empate ou derrota diante do Galo, o Coelho precisará torcer por outros resultados para seguir tendo mínimas chances de permanência na elite do futebol nacional. Na primeira hipótese, o América chegaria aos 21 pontos e teria a marca de 39 como “teto” no Brasileiro.

Essa é a atual pontuação do Internacional, que tem confronto direto contra o Cruzeiro no Mineirão. Se o time gaúcho perder, ainda poderá ser alcançado pelo Coelho em caso de empate no Parque do Sabiá.

Tropeços de Bahia, Santos e Cruzeiro também podem adiar a queda. Os dois primeiros concorrentes enfrentam, respectivamente, Grêmio (fora) e Cuiabá (casa).

Por outro lado, no pior cenário, caso esses três rivais vençam seus compromissos e o América perca para o Atlético, o rebaixamento será decretado matematicamente. Isso porque o primeiro time fora da zona de rebaixamento seria o Internacional, com 39 pontos, e o Coelho só poderia chegar aos 38 no encerramento do Brasileirão.

Se os três concorrentes com 37 pontos empatarem na rodada, chegarão aos 38. Estatisticamente, nessa hipótese, mesmo com a derrota, ainda seria possível escapar da queda, mas a equipe de Fabián Bustos precisaria torcer para que nenhum desses rivais somasse um único ponto na reta final do Brasileiro – além, é claro, de vencer todos os jogos restantes.

As contas revelam uma situação praticamente impossível de se reverter. O América se aproxima do sétimo rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro e tem na vitória contra o Atlético a única possibilidade de seguir vivo na luta pela permanência na elite nacional.

Compartilhe