CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético somou quase o triplo de pontos do América após clássico do turno

Galo e Coelho trilharam caminhos completamente diferentes depois do empate por 2 a 2, na 13ª rodada do Brasileiro, no Mineirão
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético enfrenta o América neste sábado, às 19h30, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico ocorrerá no Triângulo Mineiro porque o Coelho vendeu o direito de comercializar ingressos a uma empresa de comunicação sediada em Brasília.

Mais de quatro meses se passaram desde o confronto da 13ª rodada, no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida de domingo, 2 de julho, parecia renovar as esperanças do América, que arrancou empate por 2 a 2 – dois gols de Mastriani – depois de começar perdendo para o Galo – Zaracho e Hulk balançaram a rede.

O técnico Luiz Felipe Scolari completava o quarto jogo sem vitória pelo alvinegro, que ocupava a 10ª posição, com 20 pontos. Já o alviverde, merecedor de um melhor resultado, sonhava em escapar da zona de rebaixamento. Embora ocupasse o penúltimo lugar, o time estava relativamente próximo ao 16º colocado, Corinthians (12 pontos a 9).

O Atlético precisou de mais algumas rodadas para engrenar sob o comando de Felipão, enquanto o América, apesar de jogar bem em diversos momentos, acumulou um resultado ruim atrás do outro, a ponto de a diretoria decidir trocar o treinador Vagner Mancini por Fabián Bustos.

Pontuação

Nas 18 partidas posteriores, o Galo contabilizou 10 vitórias, dois empates e três derrotas, com 21 gols marcados e 11 sofridos. O Coelho ganhou duas partidas, além de empatar cinco e perder 11. O time balançou a rede 22 vezes e tomou 36 gols.

Em pontuação, o Atlético subiu de 20 para 52, entrando de vez na briga por vaga na Copa Libertadores de 2024. O América passou de nove para 20 e hoje tem 99,996% de probabilidade de rebaixamento, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.

Comparando o desempenho, o Galo acrescentou 32 pontos após o duelo no primeiro turno, ao passo que o Coelho somou apenas 11.

A queda americana à Série B pode ocorrer na 32ª rodada. Para isso, o Atlético tem de vencer o clássico em Uberlândia, bem como Cruzeiro, Bahia e Santos ganharem diante de Internacional (casa), Grêmio (fora) e Cuiabá (casa) – veja os cálculos aqui.

Atlético 2×2 América – 13ª rodada da Série A

Atlético: Everson; Mariano, Mauricio Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Rodrigo Battaglia, Zaracho (Patrick, aos 19′ do 2ºT), Edenilson e Igor Gomes (Alan Kardec, aos 30′ do 2ºT); Pavón (Eduardo Vargas, aos 30′ do 2ºT) e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari

América: Mateus Pasinato; Marcinho (Marlon, no intervalo), Iago Maidana, Éder e Danilo Avelar; Lucas Kal (Wanderson, aos 40′ do 2ºT), Juninho, Breno (Benítez, no intervalo) e Martínez; Felipe Azevedo (Rodrigo Varanda, aos 11 do 2ºT) e Aloísio (Mastriani, aos 38’ do 1ºT). Técnico: Vagner Mancini

Data: 2/7/2023, domingo
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)

Gols: Zaracho, aos 2’; Hulk, aos 27’ do 1ºT (Atlético); Mastriani, aos 13′ e 26′ do 2ºT (América)
Cartões amarelos: Alan Kardec (Atlético); Aloísio e Benítez (América)
Cartão vermelho: Felipão, Hulk (Atlético)

Público: 34.507
Renda: R$ 1.525.007,80

Compartilhe