Em busca de uma vaga na Copa Libertadores de 2024, o Atlético deixou a desejar contra os times que compõem o atual Z4 (zona de rebaixamento) da Série A do Campeonato Brasileiro. Os números indicam que o Galo poderia ter ambições ainda maiores na principal competição nacional caso não tivesse oscilado tanto, especialmente diante dessas equipes que brigam contra o descenso à Série B.
Os integrantes do Z4 do Brasileirão são: Vasco (17°), Goiás (18°), Coritiba (19°) e América (20°). De 21 pontos disputados contra esses adversários, o Atlético deixou 15 pelo caminho.
Foram duas derrotas para o Vasco (2 a 1 e 1 a 0); um empate com o Goiás (0 a 0); uma vitória e uma derrota contra o Coritiba (2 a 1 e 2 a 1), e dois empates com o América (2 a 2 e 1 a 1). Os números se traduzem em um péssimo aproveitamento, de 28,5%, diante de equipes que lutam contra o rebaixamento.
Se, em um cenário hipotético, tivesse triunfado contra o Cruzmaltino e o Coelho como mandante, o Atlético teria, neste momento, 58 pontos na tabela de classificação. Estaria a um ponto de distância do líder Botafogo, ainda que com dois jogos a mais.
“Eu discuto e faço sempre esse aviso para que as pessoas não julguem as equipes que estão lá embaixo, porque têm bons jogadores. É uma situação que a gente perdeu pontos porque aquelas equipes que estão lá embaixo são piores? Não. Porque nós ganhamos de algumas melhores do que nós? Não. É porque são iguais e têm um dia melhor que o outro.”
Felipão, técnico do Atlético
O próximo compromisso do Galo contra um time do Z4 será diante do Goiás, às 18h30 do próximo domingo (12/11), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Antes disso, no entanto, o time de Scolari visitará o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo, às 19h da quinta-feira (9/11), pela 33ª rodada.
O Atlético é o quinto colocado do Campeonato Brasileiro, com 53 pontos, e segue na briga por uma vaga na Copa Libertadores. O primeiro time fora do G6 (zona classificatória ao torneio continental) é o Athletico-PR, que tem 49 pontos.