CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético empata com Corinthians e perde posição no Brasileiro

Galo teve problemas defensivos e ofensivos na partida, mas buscou empate com o Timão; resultado é ruim para o objetivo alvinegro
Foto do autor
Compartilhe

O resultado foi, em certa medida, positivo pelas circunstâncias (jogo fora de casa e atuação abaixo das expectativas), mas ruim para as pretensões do Atlético, que perdeu uma posição na Série A do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (9/11), pela 33ª rodada da principal competição nacional, o Galo jogou mal no primeiro tempo, mas evoluiu na segunda etapa e buscou empate com o Corinthians, por 1 a 1, na Neo Química Arena, em São Paulo.

No primeiro tempo, repleto de falhas defensivas e problemas de criação por parte do Galo, Romero abriu o placar para o Timão. Já na etapa complementar, o time mineiro marcou maior presença no campo de ataque e conseguiu empate com Paulinho, que chegou aos 17 gols no Brasileirão e se isolou na artilharia do torneio.

Com o empate, o Atlético foi aos 54 pontos, mas caiu na tabela de classificação em virtude da vitória do Flamengo sobre o Palmeiras (3 a 0). Agora, o time mineiro é o sexto colocado no Brasileirão. O Corinthians segue na 13ª posição – agora, com 41 pontos.

Próximos jogos de Corinthians e Atlético

Na 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Corinthians visitará o Grêmio na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 16h do domingo (12/11). Também no domingo, mas às 18h30, o Atlético receberá o Goiás na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Corinthians x Atlético: o jogo

Sem Hulk, o técnico Felipão optou por uma configuração tática diferente no Atlético. No meio-campo, à frente de Otávio e Alan Franco, circulavam Zaracho (pela direita), Pedrinho (por dentro) e Igor Gomes (pela esquerda). Paulinho era o homem de referência, centralizado no comando do ataque.

Desde o primeiro minuto de partida, o Corinthians buscava controlar a posse e as ações ofensivas na Neo Química Arena. O Galo, mais uma vez, apresentava dificuldades na saída de bola e optava pelos “chutões” ao se ver pressionado no campo de defesa.

O Atlético também tinha problemas para se defender – tanto pelo alto como pelo chão. Antes dos 20 minutos, Everson foi acionado em três oportunidades. Até que, aos 22 minutos, Romero subiu sozinho na grande área e, após cobrança de falta precisa de Renato Augusto, abriu o placar com cabeceio certeiro: 1 a 0 para o Corinthians.

As dificuldades de criação do time de Felipão se faziam notáveis. Mesmo com mais posse de bola após o gol dos paulistas, o Galo se mostrava pouco criativo, com baixo repertório para desestruturar a defesa adversária e gerar chances de finalizar.

Na reta final do primeiro tempo, a equipe mineira “ganhou território” e empurrou o Timão para o campo de defesa. Ainda assim, não criou grandes oportunidades de gol.

Segundo tempo

Com a mesma formação da etapa inicial, o Atlético iniciou o segundo tempo buscando o protagonismo na Neo Química Arena. Controlando a posse de bola, o Galo seguia congestionando o campo por dentro, mas com problemas para acionar a profundidade e encontrar espaços na defesa corinthiana.

Aos 20 minutos, Felipão promoveu as entradas de Edenilson, Igor Rabello e Alan Kardec nas vagas de Saravia, Jemerson e Alan Franco. Instantes depois, após cruzamento de Arana vindo da esquerda, Kardec, que havia acabado de entrar, escorou de cabeça para Paulinho. O camisa 10 mostrou oportunismo e finalizou para empatar a partida: 1 a 1.

Paulinho, do Atlético, comemora gol contra o Corinthians no Brasileiro - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Paulinho, do Atlético, comemora gol contra o Corinthians no Brasileiro(foto: Pedro Souza/Atlético)

Na reta final, o confronto se abriu. Corinthians e Atlético protagonizaram um jogo corrido nos últimos instantes, com chances para ambos os lados. A entrada de Alan Kardec ofereceu mais alternativas ofensivas à equipe mineira, que passou a pesar mais a área e ter maior presença no jogo aéreo.

No balanço geral do segundo tempo, o Galo marcou maior presença no campo de ataque e criou as melhores oportunidades. Ainda assim, não se mostrou eficiente e ficou mesmo no empate com o Corinthians pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

CORINTHIANS 1 x 1 ATLÉTICO

Corinthians

Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Gustavo, aos 26′ do 2°T), Maycon (Fausto Vera, aos 34′ do 2°T), Giuliano e Renato Augusto (Matheus Araújo, aos 42′ do 2°T); Romero (Matías Rojas, aos 34′ do 2°T) e Yuri Alberto

Técnico: Mano Menezes

Atlético

Everson; Saravia (Edenilson, aos 20′ do 2°T), Mauricio Lemos, Jemerson (Igor Rabello, aos 20′ do 2°T) e Arana; Otávio, Alan Franco (Alan Kardec, aos 20′ do 2°T), Zaracho, Pedrinho (Rubens, aos 34′ do 2°T) e Igor Gomes; Paulinho

Técnico: Felipão

  • Motivo: 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data: 9/11/2023
  • Estádio: Neo Química Arena, em São Paulo
  • Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA-RJ) e Rafael da Silva Alves (FIFA-RS)
  • VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
  • Gols: Romero (Corinthians, aos 22′ do 1°T); Paulinho (Atlético, aos 22′ do 2°T)
  • Cartões amarelos: Fábio Santos (Corinthians); Everson, Jemerson, Pedrinho, Igor Rabello (Atlético)
Compartilhe