O Atlético terminou a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro na sexta colocação e com boas chances de disputar a Copa Libertadores da próxima temporada. Já o título da Série A, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), segue distante, mas ainda com chances de ser conquistado pelo Galo.
A equipe mineira entrou em campo na noite de quinta-feira (9/11), na Neo Química Arena, e empatou por 1 a 1 com o Corinthians. Romero abriu o placar para os donos da casa, mas Paulinho evitou a derrota atleticana com mais um gol – foi a 17ª bola na rede do novo líder da artilharia do Brasileiro.
Com os resultados da rodada, o Atlético perdeu uma posição. O time chegou ao 54º ponto e está em sexto, já que o Flamengo derrotou o Palmeiras por 3 a 0, no Maracanã, na quarta-feira (8/11), e assumiu a quinta colocação ao chegar à marca de 56 pontos.
Mesmo com a queda na classificação, o Galo segue em boas condições na luta por uma vaga na Libertadores. Como o Athletico-PR também empatou na rodada – contra o Fortaleza -, a equipe de Felipão manteve a vantagem de quatro pontos para a primeira equipe fora do G6.
Por isso, as chances do Atlético disputar a próxima Libertadores subiram de 85,1% para 86,2% em relação aos términos das rodadas 32 e 33.
Já a corrida pelo título embolou ainda mais com as vitórias de Grêmio e Flamengo sobre Botafogo e Palmeiras, respectivamente, porém, com apenas um ponto, o Galo não saiu do lugar. O time segue com os mesmos 0,4% de chances de ser campeão.
A pontuação máxima atleticana no Brasileiro é de 69 pontos, já que restam cinco rodadas. Esse número tem apenas 58% de chances de garantir o título, ou seja, mesmo com uma campanha com 100% de aproveitamento na reta final, o Atlético não garante a taça com facilidade.