O Atlético está entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro e ainda sonha com a possibilidade de erguer a taça. Veja abaixo os cálculos baseados no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.
Com 57 pontos em 34 jogos, o Galo é o dono da quinta colocação. O time mineiro tem a mesma quantidade de jogos que o líder Palmeiras, que tem cinco pontos a mais, e o Grêmio (3º), que somou 59 pontos. Já Botafogo (2º), Red Bull Bragantino (4º) e Flamengo (6º) têm um jogo a menos e somaram 60, 59 e 57 pontos, respectivamente.
Por conta da distância até a liderança e o jogo a menos em relação a três rivais diretos, a equipe mineira tem a menor probabilidade entre os times que seguem acreditando. Segundo a UFMG, o Atlético tem apenas 0.83% de chances de ser campeão do Campeonato Brasileiro.
Restando somente quatro rodadas, o Galo pode chegar, no máximo, aos 69 pontos nesta edição. Conforme os especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais divulgaram, essa pontuação tem 62,5% de chances de garantir o título.
Logo, mesmo com 100% de aproveitamento na reta final, o Galo ainda teria que torcer para que:
- Palmeiras some, no máximo, seis pontos em quatro jogos – aproveitamento de 50%;
- Botafogo some, no máximo, oito pontos em cinco jogos – aproveitamento de 53,3%;
- Red Bull Bragantino some, no máximo, dez pontos em cinco jogos – aproveitamento de 66,6%;
- Grêmio some, no máximo, nove pontos em quatro jogos – aproveitamento de 75%;
- Flamengo some, no máximo, 11 pontos em cinco jogos – aproveitamento de 73,3%;
Algo que o torcedor alvinegro se apega são os confrontos diretos nos próximos compromissos. O time receberá o Grêmio em 26 de novembro, domingo, às 16h, na Arena MRV, e depois visitará o Flamengo na quarta-feira, 29 de novembro, às 20h, no Maracanã.
Já os outros confrontos do Atlético são diante do São Paulo, no Mineirão, no fim de semana de 3 de dezembro, e contra o Bahia, na Fonte Nova, na quarta-feira, 6 de dezembro – os jogos ainda não têm horário definido.