ATLÉTICO

Exclusivo: dados internos do Atlético revelam recordes físicos com Felipão

Veja detalhes de documento interno do clube que revela números individuais e coletivos da equipe nos últimos cinco jogos fora de casa
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético saiu da 10ª melhor campanha no primeiro turno do Campeonato Brasileiro para a liderança do returno. Um dos fatores que ajuda a explicar a recuperação do time é o desempenho físico dos atletas sob o comando de Felipão.

O No Ataque teve acesso a um documento interno do clube que detalha os principais números individuais e coletivos da equipe nos últimos cinco jogos fora de casa na competição. A análise desses indicadores é em comparação com os melhores números em 2023.

Últimos cinco jogos do Atlético fora de casa no Brasileiro:

  • Inter 0 x 2 Atlético (25ª rodada)
  • Palmeiras 0 x 2 Atlético (27ª rodada)
  • RB Bragantino 1 x 2 Atlético (29ª rodada)
  • América 1 x 1 Atlético (32ª rodada)
  • Corinthians 1 x 1 Atlético (33ª rodada)

Os dados revelam que o Atlético percorreu a maior distância total em 90 minutos contra o Inter. Além disso, a partida foi a segunda em que os atletas mais correram durante “ações explosivas” (movimentos que incluem sprints, acelerações, desacelerações e mudanças bruscas de direção).

Outros dois recordes foram batidos contra o RB Bragantino: o número de sprints e a distância percorrida em velocidade acima de 25km/h. O Galo ainda tem outros três tópicos relacionados à parte física entre as cinco maiores na temporada.

Recordes individuais no Atlético

O documento também aponta que alguns jogadores bateram recordes em indicadores físicos neste recorte. Guilherme Arana, Mariano, Alan Franco, Hulk e Pavón percorreram a maior distância total em 90 minutos em uma das cinco partidas.

Saravia, Rubens, Otávio, Zaracho e Paulinho também bateram recordes pessoais em outras medidas, que levam em conta o espaço percorrido em determinadas velocidades.

“Durante uma temporada extensa, com muitos jogos, viagens e treinamentos, é normal observar uma queda no desempenho físico dos atletas nos meses finais do ano, devido à fadiga física e mental acumulada. No entanto, a equipe do Atlético se destaca por manter um alto nível de desempenho físico até o final da temporada”, destaca uma parte do documento.

Outros dados destacados pelo departamento de futebol:

  • O Brasileirão é a 4º competição do ano. Foram 1.220 minutos jogados no Campeonato Mineiro de 2023, 1.184 min na Libertadores, 413 minutos durante a Copa do Brasil e, até o momento, 3.463 minutos jogados no Brasileiro.
  • Alguns atletas acumulam mais de 5.000 minutos jogados e mais 50 jogos na temporada.

Atlético no returno do Brasileiro

O Atlético somou 30 pontos em 15 rodadas no returno do Brasileiro e está na quinta posição, com 57 pontos. O próximo compromisso da equipe será contra o Grêmio, em 26 de novembro (domingo), às 16h, na Arena MRV, pela 35ª rodada.

Compartilhe