CAMPEONATO BRASILEIRO

Inspiração para o Atlético: veja quem venceu o Brasileiro no apagar das luzes

Galo tem cinco pontos a menos do que o líder Palmeiras, mas ainda sonha com o título da Série A a quatro jogos do fim
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

A tarefa não é fácil, mas o Atlético ainda sonha com o título do Campeonato Brasileiro. A cinco pontos do líder Palmeiras e a quatro jogos do fim da competição, o Galo tem em quem se inspirar. 

A Série A teve pelo menos três times que conquistaram o título no apagar das luzes desde 2006, quando passou a ser disputada com 20 times. O No Ataque relembra, a seguir, algumas dessas campanhas. 

Flamengo em 2009 

O Flamengo tinha 51 pontos na 32ª rodada – seis a menos que o então primeiro colocado, Palmeiras, e estava em sexto lugar. Comando por Andrade fora de campo e com Petkovic e Adriano ‘voando’ dentro das quatro linhas, o time venceu cinco partidas e empatou uma nos seis confrontos finais e ficou em primeiro, com 67 pontos. 

Naquele ano, inclusive, o rubro-negro bateu o Atlético na 34ª rodada por 3 a 1 no Mineirão, com direito a gol olímpico de Pet. A partir disso, o alvinegro perdeu força e não conseguiu brigar pelo título até o final. 

Internacional e São Paulo foram, respectivamente, segundo e terceiro, com 65 pontos. Já o Palmeiras caiu para quinto, com 62, em desvantagem para o Cruzeiro (4º) no número de vitórias: 18 a 17.

Fluminense em 2010 

O Fluminense era o segundo colocado do Brasileiro na 35ª rodada, com 62 pontos, um a menos que o líder Corinthians. Venceu as duas partidas seguintes e chegou ao último duelo dependendo apenas de si, mas pressionado por Timão e Cruzeiro, que tinham um e dois pontos a menos, respectivamente. 

Com gol de Emerson Sheik, o Tricolor Carioca cumpriu seu papel, venceu o Guarani por 1 a 0 no Maracanã e ficou com a taça. O Corinthians terminou em terceiro lugar, e a Raposa em segundo. 

Flamengo em 2020 

Em 2020, o Flamengo rondou as primeiras posições durante todo o Campeonato Brasileiro, mas só assumiu a liderança na 37ª rodada, quando ganhou o confronto direto com o Internacional, por 2 a 1, e alcançou 71 pontos. 

Mesmo perdendo para o São Paulo pelo mesmo placar, na 38ª rodada, sagrou-se campeão, pois o Inter não passou de um empate por 0 a 0 com o Corinthians e terminou na vice-liderança, com 70 pontos.

Situação do Atlético no Brasileiro

Segundo o departamento de matemática da UFMG, o Atlético tem apenas 0,83% de chance de conquistar o Brasileiro de 2023. O Galo tem um jogo a mais do que o Botafogo (60 pontos) e o Bragantino (59). 

Ainda assim, o técnico Felipão vê possibilidade de título. O comandante alvinegro pede foco na vaga para a próxima Copa Libertadores, mas acredita que o time tem condições. 

“Provavelmente nós teremos cinco, seis equipes disputando o Campeonato de igual para igual para saber quem poderá ser o campeão no final, porque vai até o final. Não acredito que uma equipe vá disparar. Nós estamos ali, por perto, quem sabe vamos beliscar no futuro alguma coisa. Nos faltam cinco jogos, quem sabe? Temos condições? Temos. Mas primeiro vamos conseguir o objetivo principal, depois vamos a um segundo plano”, afirmou.

Para conquistar o título, o Atlético precisará de tropeços dos adversários. Além disso, deverá vencer ao menos dois dos próximos quatro jogos.

O próximo compromisso do Galo será contra o Grêmio, em 26 de novembro, domingo, às 16h, na Arena MRV, pela 35ª rodada. Depois, enfrentará Flamengo, São Paulo e Bahia.

Compartilhe