O Atlético está em sexto lugar no Campeonato Brasileiro, com seis pontos a mais do que o sétimo colocado e cinco a menos do que o líder Palmeiras. Diante disso, qual deve ser o foco da equipe no restante da competição? Comentarista do Alterosa Esporte, Fael Lima falou sobre o tema nesta sexta-feira (24/11).
O representante alvinegro na bancada pediu atenção para o jogo contra o Grêmio. Os times entram em campo no domingo, às 16h, na Arena MRV, pela 35ª rodada.
“Tem que focar na partida contra o Grêmio, ‘mineirinho’. Esquece Palmeiras, Botafogo. O Palmeiras enfrenta o América, o Flamengo também. O Atlético tem que pensar só na vitória contra o Grêmio”, disse.
Atlético na próxima Libertadores?
O jornalista entende que a prioridade do Atlético deve ser garantir vaga na próxima Copa Libertadores. Isso pode ocorrer, inclusive, nesta rodada. Para isso, basta o Galo derrotar o Grêmio e torcer por uma derrota do Athletico-PR diante do Vasco.
Fael citou até a Arena MRV para destacar a importância da classificação ao torneio continental de 2024.
“Sobre Libertadores, é diferente os contratos que você assina, diferente valorização dos atletas, para o torcedor. A Arena MRV merece a primeira temporada completa dela disputando o maior torneio continental”, completou o jornalista.
Chance de título do Atlético
O título do Campeonato Brasileiro ainda é possível para o Atlético, que precisa ganhar os quatro jogos restantes e contar com tropeços dos rivais. Caso isso ocorra, o time de Felipão chegaria a 69 pontos.
Para ser campeão, o Galo precisa torcer para o Palmeiras somar apenas seis pontos. Já o Botafogo, vice-líder, com 61 pontos, pode somar no máximo mais oito (duas vitórias e dois empates), mas o Galo precisaria ultrapassar o time carioca no saldo de gols: 23 a 16.
A equipe mineira ainda precisa que o Bragantino, quinto colocado, com 59 pontos, tropece pelo menos uma vez nos jogos finais.
O Atlético tem confrontos diretos com Flamengo, terceiro colocado, com 60 pontos, e o Grêmio, quarto, com 59, podendo ultrapassá-los na tabela de classificação.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de título do Atlético é de apenas 1,1%.