Protagonistas de Atlético e Grêmio, Hulk e Luis Suárez voltam a se enfrentar após mais de 10 anos neste domingo (26/11), às 16h, na Arena MRV, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os atacantes mediram forças por Zenit-RUS e Liverpool-ING, e o camisa 7 do Galo levou a melhor com direito a golaço.
Os dois e únicos confrontos entre os dois por clubes ocorreram em fevereiro de 2013, em jogos eliminatórios pela segunda fase da Liga Europa. Na primeira partida, os russos venceram por 2 a 0 em casa. Hulk balançou as redes em forte chute de fora da área, no ângulo do goleiro espanhol Pepe Reina.
Mas o duelo estava longe de estar definido. Além de Suárez, o Liverpool contava com outros grandes jogadores, como Carragher, Gerrard e Sterling.
No jogo de volta, Hulk voltou a marcar, dessa vez em um contra-ataque, e abriu o placar para o Zenit aos 19 minutos do primeiro tempo. Neste momento, os Reds precisavam marcar quatro vezes para avançar na competição, devido ao gol qualificado fora de casa, que ainda valia na época.
Com Suárez inspirado, o time inglês quase conseguiu. O uruguaio fez dois gols de falta, e o Liverpool chegou ao 3 a 1 aos 15 minutos do segundo tempo, mas não conseguiu o tento que restava. Melhor para o Zenit, que avançou para as oitavas de final, mas foi eliminado pelo Basel.
Hulk x Suárez: bons números na Europa e destaque no Brasil
Veteranos no Campeonato Brasileiro, Hulk e Suárez construíram grandes histórias longe do Brasil. O camisa 7 do Galo empilhou bons números e títulos por Porto-POR, Zenit-RUS e Shanghai SIPG-CHI, tendo retornado ao país natal para a reta final da carreira.
Luis Suárez, por sua vez, colecionou gols, assistências e títulos por Ajax-HOL, Liverpool-ING, Barcelona-ESP e Atlético de Madrid-ESP. Chegou ao Grêmio aos 35 anos, também em reta final de carreira.
Em termos de números, os atacantes são absolutamente decisivos para seus times. O brasileiro marcou 28 gols e deu 11 assistências em 2023, enquanto o uruguaio marcou 26 vezes e deu 16 passes. Clique aqui e veja mais números dos jogadores na temporada.
No primeiro turno, Suárez foi ausência no Grêmio por causa de insatisfação no futebol brasileiro. Na época, o experiente jogador vivia uma disputa com o clube nos bastidores. Ele gostaria de reduzir o número de jogos disputados e cogitava até deixar o tricolor.
A turbulência foi resolvida, e o atacante é o principal nome do Grêmio no Brasileiro. O time está em quarto lugar no Brasileiro, com 59 pontos. O Atlético é o sexto colocado, com 57 pontos.