A despedida de um ídolo! Maior campeão da história do Atlético, o zagueiro Réver recebeu uma série de homenagens do clube antes do jogo contra o São Paulo, neste sábado (2/12), no Mineirão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Esta é a última partida do jogador de 38 anos em Belo Horizonte, já que ele irá se aposentar ao fim desta temporada. As celebrações contaram com a presença de familiares, do presidente Sérgio Coelho, do diretor de futebol Rodrigo Caetano, e de Victor, ex-goleiro e hoje gerente de futebol do clube.
Réver assistiu a um vídeo no telão do estádio e depois recebeu uma placa e uma camisa especial com o número 12, em referência aos títulos conquistados no clube.
Nesse momento, os torcedores cantaram “olê, olê, olê, olê, Réver, Réver”, e o zagueiro foi às lágrimas ao lado dos familiares.
As declarações de Réver e do presidente do Atlético
“Raça e liderança jamais faltaram quando você vestiu a nossa camisa 4 notadamente nos 12 títulos que conquistou. A eternidade é a honra alcançada somente pelos grandes ídolos e como maior campeão e capitão da história do Galo, você tem lugar especial em nossa galeria de imortais. Obrigado, capitão”.
Sérgio Coelho, president do Atlético
“Que dia, que noite. Não é fácil. Esses últimos dias foram dias de muitas emoções, felicidade, de recordações, memórias. Onde junto à minha família nós tivemos vários sentimentos. Hoje uma emoção muito grande. Tentei me conter, mas é sempre muito difícil”.
Réver, ídolo do Atlético
“Poder chegar aqui no Mineirão, onde foi o palco de muitas conquistas, onde realmente eu me sinto em casa, para mim é muito gratificante. Que eu tenha alegrado o coração de toda a massa. Espero que ainda nesse ano eu possa contribuir junto aos meus companheiros, e que a gente tenha um (fim de) ano espetacular. Obrigado, massa.”
Réver, ídolo do Atlético
Homenagens dos companheiros e da torcida
Os companheiros do zagueiro também prestaram homenagens. Os jogadores estenderam uma faixa e contam com o nome de Réver na camisa, que ainda tem um patch criado para a despedida.
Na entrada do time em campo, a torcida mostrou um mosaico em 3D com um bandeirão em homenagem ao defensor, escrito “Valeu, capitão!” e “Forever” – para sempre, em inglês.
Os atleticanos também contam com 10 mil máscaras com o rosto do jogador. Outro detalhe é que a bandeirinha de escanteio tem um patch em homagem ao zagueiro.
Réver no Atlético
Réver é o maior campeão da história do Atlético, ao lado do ex-goleiro João Leite. Ambos conquistaram 12 títulos oficiais pelo Galo.
O jogador entrou em campo em 355 jogos e marcou 31 gols em duas passagens pelo clube. Ele é o 16º maior artilheiro do Atlético no século – sendo o segundo zagueiro que mais marcou pelo time – e o 19º atleta que mais vestiu a camisa alvinegra.
Réver pode ampliar esses números neste sábado, já que entra como titular contra o São Paulo. O zagueiro também pode ser relacionado na próxima partida do Atlético, que enfrentará o Bahia na quarta-feira, às 21h30, na Arena Fonte Nova, pela 38ª rodada do Brasileiro.
Qual será o futuro de Réver?
Réver deverá se tornar coordenador de transição da base no Atlético. Segundo Caetano, a função será parecida com aquela que o ex-zagueiro Leonardo Silva exercia.
“Nossa ideia, em um primeiro momento, é o Réver assumir o cargo de coordenador de transição. É aquilo que Léo (Silva) fazia. Acompanhar jovens da base e que irão treinar no profissional”, afirmou o dirigente, em entrevista ao Bica Galo.
Réver tem feito cursos e se preparado para trabalhar com futebol fora das quatro linhas.
Títulos do Réver com o Atlético
- Campeonato Mineiro (6x) – 2012, 2013, 2020, 2021, 2022 e 2023
- Campeonato Brasileiro – 2021
- Copa do Brasil (2x) – 2014 e 2021
- Copa Libertadores – 2023
- Recopa Sul-Americana – 2014
- Supercopa do Brasil – 2022