O Atlético venceu o São Paulo por 2 a 1 na noite deste sábado (2/12), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, e segue na briga pela taça. Após a partida, o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualizou a chance de título do Galo após derrotar o Tricolor Paulista.
Antes da bola rolar, o Atlético tinha 6% de chances de ser campeão, e o triunfo na penúltima rodada, igualando a pontuação do líder, fez com que as probabilidades dobrassem. Segundo os especialistas, a chance do Atlético conquistar o Brasileiro de 2023 é de 14%.
Outra consequência da vitória alvinegra foi que todas as probabilidades dos rivais diminuíram. Veja no fim da matéria todas as chances dos clubes segundo os especialistas da UFMG.
Com o triunfo sobre o São Paulo, o Galo assumiu a vice-liderança da Série A, com os mesmos 66 pontos do líder Palmeiras. As equipes também estão empatadas no número de vitórias (19) e, por isso, o clube paulista só está na liderança por ter mais saldo de gols: 30 contra 23 do Galo.
Para subir ainda mais as probabilidades, o atleticano deve torcer para tropeço dos rivais na rodada 37. Palmeiras e Flamengo entram em campo no domingo (3/12), às 16h, contra Fluminense, no Allianz Parque, e Cuiabá, no Maracanã, respectivamente. Mais tarde, às 18h30, Botafogo e Grêmio receberão Cruzeiro, no Nilton Santos, e Vasco, na Arena Grêmio.
Chances dos clubes conquistarem o Brasileiro, segundo UFMG
- Palmeiras: 79,6% (antes 85,7%)
- Atlético: 14% (antes 6%)
- Botafogo: 3,4% (antes 3,6%)
- Flamengo: 1,7% (antes 2,6%)
- Grêmio: 1,4% (antes 2,1%)