Palmeiras, Atlético e Flamengo têm chances matemáticas de conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Mas, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), só dois deles chegam à rodada final com possibilidades reais de conquista.
O Palmeiras lidera a competição, com 69 pontos, 20 vitórias e 31 gols de saldo. Em seguida, aparecem Atlético e Flamengo, ambos com 66 pontos e 19 vitórias. No saldo, o Galo leva a melhor: 23 a 15. Por isso, fica em segundo e empurra o rival interestadual para a terceira colocação.
Diante desse cenário, o departamento de matemática da UFMG aponta amplo favoritismo do Palmeiras. As chances de bicampeonato consecutivo da equipe alviverde são de 99,973%
A outra equipe com possibilidades reais, ainda que mínimas, é o Atlético. O Galo acredita em um ‘milagre’, com apenas 0,027% de chances.
Matematicamente, o Flamengo ainda tem chances. Porém, a UFMG considera apenas três casas decimais. A possibilidade de taça do Rubro-Negra é tão remota a ponto de ser inferior a 0,001%. Por isso, os especialistas da universidade consideram 0,000%.
Chances de título do Brasileiro
- Palmeiras – 99,973%
- Atlético – 0,027%
Rodada final
Para ser campeão sem depender dos adversários, o Palmeiras precisa apenas de um empate com o Cruzeiro, no Mineirão, na rodada final.
Atlético e Flamengo precisam vencer, torcer por um revés dos paulistas e, de quebra, tirar uma enorme diferença no saldo de gols.
O Galo visita o Bahia na Fonte Nova, enquanto o Rubro-Negro encara o São Paulo no Morumbi.
As três partidas dos candidatos ao título serão na próxima quarta-feira (6/12), a partir das 21h30.