O Atlético encerra a participação no Campeonato Brasileiro contra o Bahia. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (6/12), a partir das 21h30, na Fonte Nova, em Salvador, pela 38ª rodada.
Mas como fica o Galo em caso de vitória, empate ou derrota? O No Ataque simulou os cenários para o time do técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
Atualmente, o Atlético é o segundo colocado da competição, com 66 pontos – três a menos que o líder e virtual campeão Palmeiras.
Flamengo (66), Grêmio (65), Botafogo (64) e Red Bull Bragantino (62) fecham o G6, grupo das equipes garantidas na Copa Libertadores de 2024.
Vitória
Se vencer, o Atlético chega a 69 pontos e se garante matematicamente no G4. A posição é importante para o planejamento do clube, já que assegura vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
A tendência é que com uma vitória o Galo encerre o Brasileiro na segunda colocação, já que, para ser campeão, teria que torcer para o Palmeiras perder para o Cruzeiro e tirar uma diferença de oito gols de saldo.
Porém, há três cenários possíveis em caso de vitória alvinegra em Salvador:
- Ser campeão: torcer por uma derrota do Palmeiras e tirar saldo de gols
- Ser vice-campeão: não superar o Palmeiras em saldo e não ser superado pelo Flamengo em saldo
- Ser terceiro colocado: ser superado por Flamengo e Palmeiras em saldo
Empate
Em caso de empate com o Bahia, o Atlético vai a 67 pontos. Com isso, caem por terra as chances de título.
No melhor dos cenários, o time alvinegro se manteria na segunda colocação – mas, para isso, dependeria de resultados de Flamengo, Grêmio e Botafogo.
No pior dos cenários, terminaria fora do G4, em quinto lugar.
Derrota
Se perder, o Atlético estaciona nos 66 pontos. Em caso de vários tropeços dos rivais, terminaria em segundo.
O risco maior, porém, é ser ultrapassado por Fla, Grêmio e Botafogo. Assim, ficaria em quinto e teria que disputar a primeira fase da Libertadores.
Probabilidades
Segundo os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem 97,6% de chances de terminar o Brasileiro no G4. Os outros 2,4% são de probabilidade de ficar em quinto lugar.
As chances de título são ínfimas. De acordo com a UFMG, são apenas 0,027% de chances. O líder Palmeiras tem 99,973%.
Classificação do Brasileiro
O Campeonato Brasileiro de 2023 tem o Palmeiras como virtual campeão. Com 69 pontos, o Verdão está com oito gols de saldo à frente do vice-líder, Atlético, que soma 66.
Assim como Palmeiras e Atlético, os clubes garantidos no G6 são Flamengo, Grêmio, Botafogo e Bragantino. Os quatro primeiros vão diretamente à fase de grupos da Libertadores, enquanto o quinto e o sexto disputam as etapas preliminares.
Fluminense (atual campeão da Libertadores) e São Paulo (vencedor da Copa do Brasil) também estarão no principal torneio de clubes da América do Sul.
Na outra ponta da Série A, Goiás, Coritiba e América já estão rebaixados. Santos, Vasco e Bahia são os candidatos à vaga restante na Segunda Divisão.
- Palmeiras – 69 pontos (+31 gols de saldo)
- Atlético – 66 pontos (+23 gols de saldo)
- Flamengo – 66 pontos (+15 gols de saldo)
- Grêmio – 65 pontos
- Botafogo – 64 pontos
- Bragantino – 62 pontos
- Fluminense – 56 pontos (16 vitórias)
- Athletico-PR – 56 pontos (14 vitórias)
- Internacional – 52 pontos
- Fortaleza – 51 pontos
- São Paulo – 50 pontos
- Cuiabá – 48 pontos
- Corinthians – 47 pontos
- Cruzeiro – 46 pontos
- Santos – 43 pontos
- Vasco – 42 pontos
- Bahia – 41 pontos
- Goiás – 35 pontos
- Coritiba – 30 pontos
- América – 24 pontos