Distante do título do Campeonato Brasileiro, o Atlético tenta cumprir uma meta importante na 38ª e última rodada da Série A: garantir vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2024. O cenário é positivo e, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Galo tem 97,6% de chances de encerrar a principal competição nacional entre os quatro primeiros colocados.
A classificação direta para a fase de grupos da Libertadores traz benefício importante. Além de eliminar as chances de queda nas fases preliminares do torneio continental, significa não comprometer o calendário com novas quatro datas de jogos logo no início do ano. Mais tempo para recuperação e preparação do elenco.
No fim de novembro, a Conmebol divulgou o calendário com as datas base da Libertadores de 2024. A segunda fase do torneio, onde entrarão o quinto e o sexto colocados do Campeonato Brasileiro, terá início na semana de 21 de fevereiro. A fase de grupos, por sua vez, começará na semana de 3 de abril.
Situação do Atlético no Campeonato Brasileiro
O Atlético é o vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 66 pontos. Veja, a seguir, a situação dos seis primeiros colocados do Brasileirão.
- Palmeiras – 69 pontos – 20 V, 9 E, 8 D – 31 SG*
- Atlético – 66 pontos – 19 V, 9 E, 9 D – 23 SG
- Flamengo – 66 pontos – 19 V, 9 E, 9 D – 15 SG
- Grêmio – 65 pontos – 20 V, 5 E, 12 D – 6 SG
- Botafogo – 64 pontos – 18 V, 10 E, 9 D – 23 SG
- RB Bragantino – 62 pontos – 17 V, 11 E, 9 D – 15 SG
*V = vitórias; E = empates; D = derrotas e SG = saldo de gols.
Cálculos do Atlético pelo G4
Por mais que ainda tenha ínfimas chances de título, para assegurar o vice-campeonato, o Atlético depende de uma vitória simples sobre o Bahia na Fonte Nova, em Salvador, sem que o Flamengo aplique goleada histórica no São Paulo, no Morumbi, em São Paulo, em cenário que o fizesse superar o saldo de gols alvinegro.
Caso empate com o Bahia, o Galo dependerá apenas de um tropeço (empate ou derrota) de Flamengo, Grêmio ou Botafogo para garantir uma das quatro primeiras colocações. O Imortal visitará o Fluminense no Maracanã, no Rio de Janeiro, enquanto o Glorioso visitará o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre.
A combinação que deixaria o Atlético fora do G4 do Campeonato Brasileiro é pouco provável. Os resultados necessários para que isso ocorra, como exemplo:
- Empate entre Atlético e Bahia (Galo iria a 67)
- Vitória do Flamengo sobre o São Paulo (Rubro-Negro iria a 69)
- Vitória do Grêmio sobre o Fluminense (Imortal iria a 68)
- Vitória do Botafogo sobre o Internacional (Glorioso iria a 67 e obrigatoriamente superaria o Atlético pelo saldo de gols)
Já em caso de derrota para o Bahia, o Galo precisará de uma derrota de Flamengo ou Grêmio ou de um empate do Botafogo para se assegurar entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão. A outra combinação que deixaria o Atlético fora do G4 seria:
- Derrota do Atlético para o Bahia (Galo permaneceria com 66)
- Empate do Flamengo com o São Paulo (Rubro-Negro iria a 67)
- Empate do Grêmio com o Fluminense (Imortal iria a 66, superando o Atlético no número de vitórias)
- Vitória do Botafogo sobre o Internacional (Glorioso iria a 67)
Na prática, portanto, qualquer tropeço do Botafogo diante do Internacional já garantiria o Galo entre os times diretamente classificados à fase de grupos da Copa Libertadores de 2024. Antes líder da Série A, a equipe carioca protagonizou derrocada histórica na competição nacional e precisará quebrar um jejum de 10 jogos sem vencer.
Todos os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro serão disputados na quarta-feira (6/12), às 21h30 – com exceção do duelo entre Goiás e América, que terá início às 19h. O compromisso do Atlético contra o Bahia será disputado na Fonte Nova, em Salvador.