CAMPEONATO BRASILEIRO

Do que o Atlético precisa para garantir vaga direta na fase de grupos da Libertadores?

Com chances ínfimas de título, Galo concentra energias para garantir vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2024

Compartilhe
google-news-logo

Distante do título do Campeonato Brasileiro, o Atlético tenta cumprir uma meta importante na 38ª e última rodada da Série A: garantir vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2024. O cenário é positivo e, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Galo tem 97,6% de chances de encerrar a principal competição nacional entre os quatro primeiros colocados.

A classificação direta para a fase de grupos da Libertadores traz benefício importante. Além de eliminar as chances de queda nas fases preliminares do torneio continental, significa não comprometer o calendário com novas quatro datas de jogos logo no início do ano. Mais tempo para recuperação e preparação do elenco.

No fim de novembro, a Conmebol divulgou o calendário com as datas base da Libertadores de 2024. A segunda fase do torneio, onde entrarão o quinto e o sexto colocados do Campeonato Brasileiro, terá início na semana de 21 de fevereiro. A fase de grupos, por sua vez, começará na semana de 3 de abril.

Situação do Atlético no Campeonato Brasileiro

O Atlético é o vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 66 pontos. Veja, a seguir, a situação dos seis primeiros colocados do Brasileirão.

  1. Palmeiras – 69 pontos – 20 V, 9 E, 8 D – 31 SG*
  2. Atlético – 66 pontos – 19 V, 9 E, 9 D – 23 SG
  3. Flamengo – 66 pontos – 19 V, 9 E, 9 D – 15 SG
  4. Grêmio – 65 pontos – 20 V, 5 E, 12 D – 6 SG
  5. Botafogo – 64 pontos – 18 V, 10 E, 9 D – 23 SG
  6. RB Bragantino – 62 pontos – 17 V, 11 E, 9 D – 15 SG

*V = vitórias; E = empates; D = derrotas e SG = saldo de gols.

Equipe do Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Atlético venceu o São Paulo no Mineirão e colocou “um pé” na fase de grupos da Libertadores de 2024(foto: Pedro Souza/Atlético)

Cálculos do Atlético pelo G4

Por mais que ainda tenha ínfimas chances de título, para assegurar o vice-campeonato, o Atlético depende de uma vitória simples sobre o Bahia na Fonte Nova, em Salvador, sem que o Flamengo aplique goleada histórica no São Paulo, no Morumbi, em São Paulo, em cenário que o fizesse superar o saldo de gols alvinegro.

Caso empate com o Bahia, o Galo dependerá apenas de um tropeço (empate ou derrota) de Flamengo, Grêmio ou Botafogo para garantir uma das quatro primeiras colocações. O Imortal visitará o Fluminense no Maracanã, no Rio de Janeiro, enquanto o Glorioso visitará o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre.

A combinação que deixaria o Atlético fora do G4 do Campeonato Brasileiro é pouco provável. Os resultados necessários para que isso ocorra, como exemplo:

  • Empate entre Atlético e Bahia (Galo iria a 67)
  • Vitória do Flamengo sobre o São Paulo (Rubro-Negro iria a 69)
  • Vitória do Grêmio sobre o Fluminense (Imortal iria a 68)
  • Vitória do Botafogo sobre o Internacional (Glorioso iria a 67 e obrigatoriamente superaria o Atlético pelo saldo de gols)

Já em caso de derrota para o Bahia, o Galo precisará de uma derrota de Flamengo ou Grêmio ou de um empate do Botafogo para se assegurar entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão. A outra combinação que deixaria o Atlético fora do G4 seria:

  • Derrota do Atlético para o Bahia (Galo permaneceria com 66)
  • Empate do Flamengo com o São Paulo (Rubro-Negro iria a 67)
  • Empate do Grêmio com o Fluminense (Imortal iria a 66, superando o Atlético no número de vitórias)
  • Vitória do Botafogo sobre o Internacional (Glorioso iria a 67)

Na prática, portanto, qualquer tropeço do Botafogo diante do Internacional já garantiria o Galo entre os times diretamente classificados à fase de grupos da Copa Libertadores de 2024. Antes líder da Série A, a equipe carioca protagonizou derrocada histórica na competição nacional e precisará quebrar um jejum de 10 jogos sem vencer.

Todos os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro serão disputados na quarta-feira (6/12), às 21h30 – com exceção do duelo entre Goiás e América, que terá início às 19h. O compromisso do Atlético contra o Bahia será disputado na Fonte Nova, em Salvador.

Compartilhe
google-news-logo