CAMPEONATO BRASILEIRO

Histórico e inédito: entenda o feito que Atlético busca para ser campeão

Três pontos atrás do Palmeiras, Galo precisa tirar ampla diferença no saldo de gols e se vê contra os números para ficar com título
Foto do autor
Compartilhe

Os torcedores do Atlético têm poucos motivos para acreditar no título do Campeonato Brasileiro. Com uma diferença de três pontos e oito gols a menos de saldo para o líder Palmeiras, o Galo se vê diante de uma combinação inédita, improvável e que seria histórica no futebol brasileiro.

O alvinegro tem 66 pontos na vice-liderança da Série A, com 23 de saldo. Já o Verdão soma 69 pontos, com 31 de saldo. Para ficar com a taça, o Atlético teria que vencer o Bahia por 7 a 0 e torcer por uma derrota do Palmeiras para o Cruzeiro por 2 a 0, por exemplo.

Mas qual a probabilidade disso ocorrer? De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, 0,027%.

Além dos números, vamos recorrer ao histórico dos quatro times envolvidos e dos confrontos entre eles. No caso de Bahia x Atlético, a maior goleada a favor do time mineiro foi um 6 a 0, em 1984. 

A maior vitória do Galo no Brasileiro ocorreu dois anos antes, com o 7 a 1 sobre a Desportiva-ES. Mesmo que repetisse tais recordes, ainda precisaria de uma derrota do Palmeiras por, pelo menos, três gols de diferença.

E fica difícil imaginar tais números quando o Atlético de Felipão não marcou mais de três vezes dentro de 90 minutos ao longo dos 30 jogos sob o comando do treinador. 

Cruzeiro x Palmeiras: ataque ruim x defesa sólida

Passando para o confronto em Belo Horizonte, as probabilidades de uma goleada também são pequenas. O time de Abel Ferreira é conhecido pela solidez defensiva, tendo, inclusive, a terceira melhor defesa da atual edição da Série A.

Já o Cruzeiro tem o pior ataque do campeonato e só venceu por mais de quatro gols de diferença em 2023 em duas oportunidades, sendo uma delas contra o Villa Nova, no Campeonato Mineiro, e outra contra o América, último colocado do Brasileiro.

Historicamente, a Raposa tem até registro de amplas goleadas na competição, como 7 a 0 em 2003 e 6 a 0 em 1993, ambas contra o Bahia. Ainda assim, o Palmeiras nunca perdeu por mais que cinco gols para o time mineiro. 

Outro ponto que pesa contra o Atlético é que o Campeonato Brasileiro nunca foi decidido no saldo de gols na história dos pontos corridos (desde 2003). Além disso, o Galo ainda leva desvantagem nos gols marcados caso consiga igualar o saldo: 51 a 63. 

Fato é que, ao menos matematicamente, o Palmeiras terá que esperar até quarta-feira (6/12) para soltar o grito de campeão. A última rodada será disputada por todos os times a partir das 21h30. 

O Atlético enfrentará o Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador, enquanto o Palmeiras visitará o Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte. 

Os feitos que o Atlético precisa superar para ser campeão brasileiro

  • Campeonato Brasileiro por pontos corridos nunca foi decidido no saldo de gols
  • Atlético nunca goleou o Bahia por mais de 6 gols de diferença
  • Palmeiras nunca foi goleado por mais de 5 gols pelo Cruzeiro
  • Maior goleada do Cruzeiro na história da competição foi 7 a 0
  • Atlético nunca fez mais que 7 a 1 no Brasileiro
  • Atlético não fez mais de 3 gols na mesma partida sob o comando de Felipão
  • Palmeiras de Abel nunca perdeu por mais de 3 gols de diferença
  • Cruzeiro só venceu por quatro gols de diferença duas vezes em 2023 (Villa Nova e América)
  • Palmeiras tem a terceira melhor defesa do Brasileiro de 2023
  • Cruzeiro tem o pior ataque do Brasileiro de 2023
  • Atlético tem menos de 0,5% de chance de título, segundo a UFMG
Compartilhe