ATLÉTICO

Inspiração? Atlético retorna a palco de conquista histórica em 2021

Galo enfrentará o Bahia na noite de quarta-feira (6/12), às 21h30, na Fonte Nova, que foi palco de uma virada épica do clube mineiro há pouco mais de dois anos
Foto do autor
Compartilhe

A ida do Atlético para Salvador terá um ingrediente especial para o torcedor. O jogo de quarta-feira (6/12), pela última rodada da Série A de 2023, será o primeiro retorno do Galo à Bahia desde um jogo histórico que está marcado na memória do atleticano. 

Em 2 de dezembro de 2021, a Fonte Nova foi palco da conquista do Campeonato Brasileiro de 2021. Com dois gols de Keno e um de Hulk, o Atlético virou o placar adverso de 2 a 0 em um intervalo de cinco minutos e venceu por 3 a 2, garantindo assim o título que encerrou meio século de jejum do Galo na Série A.

Dois anos e quatro dias depois da virada épica na Bahia, a equipe alvinegra retornará ao estádio pela primeira vez, já que o Tricolor de Aço foi rebaixado em 2021 e não disputou a Série A em 2022. Nesse período, o Atlético também não enfrentou clubes baianos na Copa do Brasil, ou seja, a última vez em que o time esteve na Bahia foi um dos grandes momentos da sua história.

Titulares no jogo de 2021, Everson, Mariano, Guilherme Arana, Zaracho e Hulk seguem com a camisa do Atlético e devem atuar na quarta-feira (6/12) no estádio que sempre terá um significado a mais para o torcedor.

Os cenários de 2021 e de 2023

Atlético na parte de cima da tabela e Bahia lutando contra o rebaixamento: o cenário de 2023 tem algumas semelhanças em relação ao confronto de dois anos atrás. Porém, desta vez, o time mineiro voltará à primeira capital do Brasil com uma chance remota de ser campeão, enquanto em 2021 chegou com a possibilidade de conquistar de forma antecipada a taça e foi efetivo.

Em 2021, quando foi disputar o jogo atrasado da 33ª rodada, o primeiro colocado Galo havia feito 35 partidas e conquistado 78 pontos. A vitória por 3 a 2 garantiu o título, já que o time chegou à marca de 81 pontos, restando apenas três compromissos para o vice-líder Flamengo, que tinha 70. 

Já o Bahia, que estava na 17ª colocação, abriu boa vantagem contra o líder e virtual campeão do torneio e sofreu uma virada cruel, até porque teria deixado a zona de rebaixamento se tivesse vencido. No jogo seguinte, a equipe até triunfou, mas voltou a perder na última rodada e caiu. Caso tivesse vencido o Galo, a equipe teria permanecido na elite do futebol brasileiro.

Agora, o Bahia verá a sua queda à Série B decretada em caso de derrota para o Atlético. Com 41 pontos em 37 jogos e na 17ª colocação do Brasileirão – na mesma posição de 2021 -, a equipe deve vencer o time mineiro e torcer para que Santos ou Vasco não triunfem em casa contra Fortaleza e Red Bull Bragantino, respectivamente. 

Já o Atlético é o vice-líder do Brasileirão com 66 pontos e precisa derrotar o Bahia para assegurar vaga no G4, que classificaria o time diretamente à fase de grupos da Libertadores. Esse é o grande objetivo do clube na partida final, até porque, para ser campeão, o Galo precisa de um milagre.

A equipe mineira tem que golear o Bahia e ainda contar com a vitória do rival Cruzeiro sobre o Palmeiras, no Mineirão, pois precisa tirar nove gols de saldo em relação ao time paulista. Mesmo que a ida à Fonte Nova sirva de inspiração, a missão do Atlético é muito complicada. 

Compartilhe