ATLÉTICO

Premiação, calendário: o que está em jogo para o Atlético contra o Bahia

Galo precisa de 'milagre' para conquistar o título do Brasileiro, mas ainda trabalha por permanência no G4

Compartilhe
google-news-logo

Com chances mínimas de conquistar o Campeonato Brasileiro, o Atlético enfrentará o Bahia com outros objetivos em mente. Os times entram em campo às 21h30 desta quarta-feira (6/12), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 38ª e última rodada da competição.

Premiação maior no Brasileiro

O Galo está na segunda posição, com 66 pontos, três a menos do que o líder Palmeiras. Para conquistar a taça, precisa vencer o Bahia e torcer por uma derrota do time paulista para o Cruzeiro, além de tirar uma diferença de nove gols no saldo.

Com isso, o Atlético pensa em outros aspectos. A premiação é um deles. Apesar de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não ter divulgado os valores, eles são referentes à classificação. Ou seja, o clube recebe mais se ficar com o vice-campeonato.

Calendário mais tranquilo no início de 2024

O Atlético também vislumbra um começo de temporada mais tranquilo em 2024. Neste sentido, a manutenção no G4 garante o clube na fase de grupos da próxima Copa Libertadores, além de eliminar as chances de uma queda precoce na competição. 

Caso se classifique para as fases preliminares do torneio continental, o Galo terá um calendário mais apertado. O time entraria na segunda fase, com início marcado para 21 de fevereiro, ao invés de iniciar a disputa na primeira semana de abril. 

Planejamento do elenco e uso da base

Entrar diretamente na fase de grupos da Libertadores ainda influencia em outros aspectos. Um deles é o planejamento do elenco, que pode ser feito com mais calma no início de 2024.

Além disso, sem a disputa de fases eliminatórias na principal competição do ano, o técnico e o elenco iniciam a temporada com menos pressão, o que possibilita mais testes e oportunidades a jovens da base no Campeonato Mineiro. 

Orçamento mais bem estruturado

Por fim, há outro aspecto financeiro envolvido na partida contra o Bahia. Com o calendário do primeiro semestre praticamente todo garantido, o Atlético pode estruturar melhor o orçamento.

O clube saberá que pode contar com bilheterias em ao menos três jogos da Libertadores, além de possíveis premiações por vitória e participação na fase de grupos. 

Jogo decisivo para o Bahia

Se o jogo vale muito para o Atlético, a situação é a mesma do lado do Bahia. O time está em 17º lugar, com 41 pontos, e busca escapar do rebaixamento à Série B. Para isso, precisa vencer o Galo e torcer por tropeços de Santos e Vasco contra Fortaleza e RB Bragantino, respectivamente. 

Compartilhe
google-news-logo