O Campeonato Brasileiro chegou ao fim nessa quarta-feira (6/12), e o Atlético terminou em X lugar. Mas quem foi o garçom do time nesta edição? E o atleta que mais desarmou? Historicamente, o Galo atingiu alguma marca? O No Ataque traz os principais números e curiosidades do clube.
A começar pela classificação: essa foi a 21ª vez que o alvinegro terminou entre os quatro primeiros na Série A. Essa também foi a segunda melhor campanha no returno e como visitante na era dos pontos corridos, com 30 e 39 pontos, respectivamente, atrás apenas de 2021, ano de conquista da taça.
O Galo teve a melhor defesa desta edição, com apenas 32 gols sofridos. Essa também é a melhor marca do time na era dos pontos corridos.
Individualmente, Paulinho e Hulk dominam as principais estatísticas. O primeiro foi o artilheiro do campeonato, com 20 gols, enquanto o segundo deu 11 assistências, sendo o maior ‘garçom’ ao lado de Luis Suárez.
Outro que se destacou foi Rubens, com o maior número de desarmes por jogo da equipe. O zagueiro Mauricio Lemos foi o jogador mais amarelado do time, com 10 cartões.
Números e curiosidades do Atlético no Brasileiro de 2023
- Gols marcados: 52
- Gols sofridos: 32
- Vitórias: 19
- Empates: 9
- Derrotas: 9
- Média de público: 31.090
- Artilheiro: Paulinho (20 gols)
- Garçom: Hulk (11 assistências)
- Mais desarmes por jogo: Rubens (3,3)
- Passes decisivos por jogo: Hulk (1,8)
- Mais dribles por jogo: Hulk (2,5)
- Cartões amarelos: Mauricio Lemos (10)
- Expulsões: Hulk (2)
- Melhor defesa do campeonato ao lado do Cruzeiro
- Melhor defesa do clube na história dos pontos corridos de 20 clubes (desde 2006)
- G4 pela 21ª vez na história