O Vasco está confirmado na Série A de 2024. O time carioca superou as adversidades e escapou do rebaixamento na última rodada, com a vitória por 2 a 1, contra o Bragantino, nessa quarta-feira (6/12).
Contratado pelo Atlético no início da temporada, o lateral-direito Paulo Henrique foi fundamental para a permanência do Cruz-maltino.
A temporada de Paulo Henrique
Em meio à necessidade de suprir a carência na posição, o Galo contratou, em janeiro, o lateral Paulo Henrique, que chegou sem custos após fim do antigo vínculo com o Juventude.
Depois de apenas três partidas com a camisa alvinegra, ele foi emprestado ao Vasco, em fevereiro. O jogador estreou no time carioca em maio, na derrota para o Santos, por 1 a 0, em São Januário, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Na época, a equipe era comandada por Maurício Barbieri.
Paulo Henrique seguiu sendo pouco utilizado até outubro, quando, sob o comando do argentino Ramón Díaz, ganhou oportunidades no time titular. A partir daí, se tornou fundamental para a permanência vascaína.
Contribuições importantes
O lateral-direito foi autor do gol da vitória do Vasco contra o Botafogo, por 1 a 0, na 32ª rodada. Na época, o Glorioso era líder e o duelo era visto como um dos mais difíceis da reta final do campeonato.
Paulo Henrique também foi importante na última rodada. O Cruz-maltino chegou à partida decisiva, contra o Bragantino, nessa quarta-feira (6), correndo o risco de ser rebaixado. O time abriu o placar com Paulinho, aos 29 minutos do primeiro tempo, mas, aos 17 da etapa final, Leo Ortiz empatou para os paulistas.
O resultado, combinado com os placares das partidas de Bahia e Santos, rivais diretos no Z4, rebaixava a equipe carioca. Até que, aos 36 minutos, Paulo Henrique cruzou na área e Serginho, de cabeça, determinou a vitória alvinegra.
O Vasco terminou a Série A na 15ª posição, com 45 pontos – seis deles conquistados com contribuições diretas do lateral-direito. O Bahia ficou uma posição abaixo, 16º, com 44, e o Santos foi rebaixado em 17º, com 43.
Além do Peixe, Goiás, Coritiba e América também jogarão a Série B na próxima temporada.
Contrato de Paulo Henrique com o Atlético
O vínculo de Paulo Henrique com o Atlético vai até dezembro de 2024. Emprestado ao Vasco até o fim do ano, o lateral não deve ser aproveitado pelo clube mineiro na próxima temporada. É provável que ele seja emprestado novamente ou negociado em definitivo com outra equipe.