O artilheiro e o garçom do Campeonato Brasileiro de 2023 atuam no mesmo clube. Sorte do Atlético. Paulinho e Hulk formaram a melhor dupla do futebol brasileiro em 2023 e o entrosamento rendeu até elogios do atacante mais experiente, que rasgou elogios ao goleador máximo da Série A, mas citou uma dupla que marcou mais a sua carreira, enquanto ainda jogava na Europa.
Hulk fez questão de destacar a qualidade do camisa 10, até porque eles foram responsáveis por marcar 61 dos 92 gols (66,6%) do Atlético na temporada. Já na Série A, o Paulinho foi o artilheiro com 20 gols, enquanto o ídolo alvinegro ficou empatado na liderança do ranking de assistências com Suárez – foram 11 passes para gol.
Os números e o entrosamento dentro de campo fizeram com que Hulk elogiasse o companheiro de ataque contratado em 2023. Antes disso, o camisa 7 teve a companhia de jogadores como Alan Kardec, Diego Costa, Eduardo Sasha, Keno, Savarino e Vargas quando os técnicos optaram por escalar uma dupla de ataque.
“Quando a gente joga com jogadores de qualidade, é muito fácil de se entrosar. Paulinho é um cara muito inteligente, que sabe fazer muitos movimentos, que joga muito bem sem a bola. Isso é privilégio de alguns jogadores que conseguem sobressair, por saber jogar sem a bola, se posicionar bem. Espero que o Paulinho tenha um futuro brilhante, porque é um grande jogador, uma grande pessoa. Fora de campo, nos damos muito bem, existe muito respeito e torço muito pelo futuro dele”
Hulk, ídolo do Atlético
Números de Hulk e Paulinho em 2023 pelo Atlético
As estatísticas dos atacantes são impressionantes, até mesmo na história do Atlético. Paulinho marcou 31 gols no ano e se tornou, logo na primeira temporada, o 16º maior artilheiro do século 21. Já Hulk fez marcou 30 gols, chegou à marca de 95 bolas na rede pelo Galo e assumiu a vice-liderança desse ranking de 2001 a 2023.
No Campeonato Brasileiro, o camisa 7 teve 26 participações – 15 gols e 11 assistências -, enquanto o artilheiro da competição deu duas assistências e chegou à marca de 22 participações em gols. Eles ficaram atrás de Suárez, já que o lendário atacante uruguaio se fez presente em 28 bolas na rede pelo Grêmio: 17 gols e 11 assistências.
E Paulinho e Hulk bateram um recorde na Série A, já que, nos últimos dez anos, ninguém combinou mais gols que a dupla do Atlético. Um deles deu assistência para o outro marcar em oito ocasiões, número superior a Ytalo e Claudinho, em 2020, pelo Red Bull Bragantino, e Arrascaeta e Gabigol, em 2019, pelo Flamengo, que chegaram à marca de sete gols conectados.
Além de números individuais importantes, os feitos de Hulk e Paulinho em 2023 representam vitórias para o Atlético: todas as 19 vitórias do Galo no Brasileirão contaram com gols de um desses atacantes.
Já na temporada, eles participaram de gols em 43 jogos diferentes. Como o Atlético entrou em campo em 66 vezes e passou 13 jogos sem marcar, Hulk e Paulinho participaram de gols em 43 dos 53 (81,1%) jogos que o Galo foi às redes.
Uma parceria ainda melhor que Hulk-Paulinho
Mesmo com muitos elogios à dupla que encantou a torcida do Atlético em 2023, Hulk relembrou que teve números ainda melhores com Falcao García. Em 2010/11, os jogadores brilharam no Porto, quando o craque do Atlético tinha apenas 25 anos.
“Quanto a parceria, estamos com números muito bons, mas não chegam a bater meus números com o Falcao no Porto. Mas eu fico feliz de estar sempre jogando em alto nível, encontrando novos parceiros e dando certo”, relembrou Hulk.
Naquela ocasião, Hulk marcou 35 gols e deu 19 assistências, enquanto o colombiano Falcao marcou 38 gols. Essa foi a grande temporada da carreira dos atletas, que viviam o auge físico e foram campeões da Liga Europa, que é o único título continental de Hulk, Campeonato Português, Taça de Portugal e Supertaça de Portugal na mesma temporada.
Eles ainda tinham a parceria de James Rodríguez, meia que está no São Paulo atualmente, e Otamendi, ex-Galo. Helton, revelado pelo Vasco e ídolo em Portugal, era o goleiro titular daquela equipe, que também contava com o atacante Walter, ex-Cruzeiro, Goiás e Athletico-PR.