ATLÉTICO

Atlético terá jogador que atuou no título da Libertadores de 2013 pelo 11º ano seguido

Desde 2014, o Atlético sempre teve no elenco pelo menos um atleta que jogou na campanha histórica; Bernard será o "representante" nesta temporada
Foto do autor
Compartilhe

O ano de 2024 poderia ficar marcado por algo inédito na história recente do Atlético. Pela primeira vez, desde 2014, o clube iniciou uma temporada sem ter no elenco pelo menos um jogador que atuou no título da Copa Libertadores de 2013 . Entretanto, o ‘vazio’ será preenchido a partir de julho.

Foi anunciada, nessa segunda-feira (5/2), a contratação do meia-atacante Bernard. Hoje com 31 anos, o atleta era ainda uma promessa do futebol brasileiro quando foi fundamental para a conquista da Glória Eterna do alvinegro. Ele retornará ao Galo a partir do segundo semestre, após o término do contrato com o Panathinaikos, da Grécia.

Aos 20 anos, Bernard era parte de um quarteto ofensivo que contava ainda com Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Jô. Foram eles, juntamente com nomes históricos como o goleiro Victor e os zagueiros Léo Silva e Réver, alguns dos principais responsáveis pela título atleticano.

Ao todo, ele participou de 11 jogos, marcou quatro gols e deu quatro assistências durante a campanha. Um dos tentos anotados foi na partida de volta das semifinais. Ele abriu o placar do duelo contra o Newell’s Old Boys, no Independência. O jogo terminou com vitória alvinegra por 2 a 0 e classificação nas penalidades.

Em todas as temporadas seguintes à conquista, o elenco do Atlético contou com pelo um menos um jogador que entrou em campo na campanha de 2013. A ‘tradição’ terminaria nesta temporada, já que Réver, o último remanescente, se aposentou no fim de 2023.

O zagueiro Jemerson, titular do clube atualmente, fez parte do grupo que foi campeão da América. Porém, na época, ele não estava completamente integrado ao profissional e foi inscrito apenas nas fases finais da competição, sem ter sido relacionado em nenhuma partida.

Campeões da Libertadores em 2013

Ao todo, 23 jogadores entraram em campo pelo Atlético na Libertadores de 2013: o goleiro Victor; os laterais Carlos César, Junior Cesar, Marcos Rocha e Michel; os zagueiros Gilberto Silva, Leonardo Silva, Rafael Marques e Réver; os volantes Leandro Donizete, Pierre, Richarlyson, Serginho e Josué; os meio-campistas Ronaldinho Gaúcho e Rosinei; e os atacantes Alecsandro, Araújo, Bernard, Diego Tardelli, Guilherme, Jô, Luan e Neto Berola.

Desde então, pelo menos um desses jogadores esteve no elenco atleticano. Veja a seguir:

  • 2014: Victor, Réver, Leonardo Silva, Marcos Rocha, Josué, Rosinei, Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho, Neto Berola, Luan, Jô e Diego Tardelli;
  • 2015: Victor, Leonardo Silva, Marcos Rocha, Carlos César, Pierre, Leandro Donizete, Guilherme, Luan e Jô;
  • 2016: Victor, Leonardo, Silva, Marcos Rocha, Carlos César, Leandro Donizete e Luan;
  • 2017: Victor, Leonardo Silva, Marcos Rocha, Carlos César e Luan;
  • 2018: Victor, Leonardo Silva, Carlos César e Luan;
  • 2019: Victor, Réver, Leonardo Silva e Luan;
  • 2020: Victor, Réver e Diego Tardelli;
  • 2021: Réver e Diego Tardelli;
  • 2022: Réver;
  • 2023: Réver;
  • 2024: Bernard.

* Foram considerados parte do elenco os jogadores que iniciaram o respectivo ano no Atlético

Bernard cumpre promessa

O retorno de Bernard a Belo Horizonte marca o cumprimento de uma promessa feita há quase 11 anos. Quando se despediu do Atlético, em agosto de 2013, ele prometeu aos torcedores que iria dar “uma volta ao mundo” e depois retornaria ao clube pelo qual foi revelado. Desde então, a torcida ansiava pelo regresso do jogador.

Na época, ele deixou o Galo para jogar no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde permaneceu até 2018. Naquele ano, mudou-se para o Everton, da Inglaterra.

Ao sair do clube inglês, em 2021, foi para o Al Sharjah, do Catar, onde ficou até o ano seguinte. Atualmente, ele joga no Panathinaikos. A Grécia é o último destino da “volta ao mundo” do ídolo atleticano.

A despedida

A promessa de Bernard foi feita em uma carta de despedida que o próprio jogador divulgou. Inicialmente, ela havia sido publicada no Instagram, em 8 de agosto de 2013. No dia seguinte, o atleta foi à Cidade do Galo, onde fez a leitura bastante emocionado.

Leia na íntegra:

Então, o momento que eu não achava que fosse chegar, chegou. Ou o momento que eu não queria que chegasse, chegou. Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi. Obrigado a toda instituição Atlético Mineiro, por ter me proporcionado e ter me dado todo suporte pra que eu pudesse crescer dentro do futebol. Obrigado à torcida, que mesmo em momentos ruins me apoiou e ajudou para que eu pudesse ter forças para dar felicidade a vocês, vocês dentro do Atlético foram meu maior presente, obrigado pelo carinho, pelo acolhimento, por sempre expressar carinho, obrigado aos jogadores pela amizade, respeito e confiança. Tenho certeza que será difícil ter outro grupo que se respeite tanto assim na minha vida, obrigado à diretoria, obrigado ao Kalil, obrigado à comissão técnica e ao técnico Cuca, por ter me ajudado e muito no meu crescimento. Obrigado Atlético Mineiro, por tudo, meu sentimento não tem fim e a minha história neste clube também não, minha história aqui somente deu uma pausa, Deus tem muitos propósitos na minha vida para cumprir ainda dentro deste clube. Parabéns Atlético Mineiro pela torcida que você tem e até logo. Torcida igual eu nunca vi! Fui somente dar uma volta ao mundo e assim que eu voltar, vestirei e honrarei essa camisa como se fosse meu primeiro jogo. Sou Atlético Mineiro, sou Galo até morrer.

Compartilhe