
O momento é excelente, mas o Atlético ainda está distante de onde espera chegar na temporada. Com objetivos de ampliar a invencibilidade sob o comando de Gabriel Milito e assumir a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro, o Galo enfrenta o Fluminense neste sábado (4/5), a partir das 16h, no Estádio Kleber José de Andrade, em Cariacica. A seguir, o No Ataque traz todos os detalhes sobre a partida pela quinta rodada: onde assistir ao vivo, prováveis escalações, declarações e muito mais.
Originalmente, o duelo seria disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro. A “Cidade Maravilhosa”, no entanto, receberá dois eventos internacionais neste sábado, e autoridades de segurança recomendaram que o embate entre Fluminense e Atlético mudasse de local.
Na tabela de classificação do Brasileirão, quatro pontos separam os dois times. O Tricolor Carioca é o 16° colocado, com quatro pontos, enquanto o Galo é o vice-líder, com oito.
Caso vença o Fluminense no Espírito Santo, o clube mineiro dormirá na liderança da Série A. A ponta da tabela pode se tornar definitiva para o Atlético caso o Botafogo tropece nesse domingo (5/5), diante do Bahia, no Rio de Janeiro.
No meio de semana, ambos os times venceram na Copa do Brasil. Os comandados de Gabriel Milito superaram o Sport na terça-feira (30/4), por 2 a 0, na Arena MRV. Já os liderados por Fernando Diniz bateram o Sampaio Corrêa na quarta-feira (1/5), por 2 a 0, no Kleber Andrade.
Atlético se apega ao histórico recente
O Atlético tem bons motivos para crer em um resultado positivo diante do Fluminense. A começar pelo fato de que o adversário é uma das “vítimas favoritas” do atacante Hulk desde o retorno ao Brasil.
Com a camisa preta e branca, o paraibano marcou sete gols em oito jogos contra o Tricolor das Laranjeiras. Ao lado do Cruzeiro, o clube carioca é o maior alvo das comemorações do “super-herói” do Galo.
No retrospecto recente do confronto, superioridade notável do Atlético. Nas últimas cinco temporadas (2019 a 2023), os times se enfrentaram 12 vezes, com seis vitórias alvinegras, cinco empates e apenas um triunfo do Flu.

Fernando Diniz x Gabriel Milito
O embate entre Fluminense e Atlético também marca o reencontro entre dois dos treinadores mais adeptos ao futebol ofensivo no Brasil: Fernando Diniz, do Tricolor, e Gabriel Milito, do Galo.
Em 2023, os dois se enfrentaram nas oitavas de final da Copa Libertadores, quando Milito ainda comandava o Argentinos Juniors, da Argentina. Na ida, empate por 1 a 1 em Buenos Aires. Na volta, vitória do Fluminense por 2 a 0 no Maracanã. A equipe carioca viria a conquistar a taça continental pela primeira vez na história ao fim da temporada.
Na última quarta-feira, após a vitória do Tricolor das Laranjeiras sobre o Sampaio Corrêa, Diniz fez elogios ao Galo e ao treinador argentino. Na concepção do comandante mineiro, o clube “soube contratar um ótimo técnico”.

Fluminense x Atlético: onde assistir ao vivo
O duelo pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro terá transmissão exclusiva por serviço de assinatura na TV fechada (pay-per-view).
- Premiere
Fluminense x Atlético: prováveis escalações
O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o embate pela Copa do Brasil. Veja também os desfalques de Fluminense e Atlético.
Fluminense
O Fluminense conta com o importante retorno do lateral-esquerdo Marcelo, que passou a semana em Madri para acertar a renovação de contrato do filho Enzo com o Real Madrid. Preservados diante do Sampaio Corrêa, Paulo Henrique Ganso e Germán Cano também devem voltar ao time titular.
O Tricolor das Laranjeiras tem uma lista com seis desfalques por lesão. Decisivo em 2023, o atacante John Kennedy segue afastado por episódio de indisciplina.
- Provável escalação do Fluminense: Fábio; Guga, Felipe Melo, Manoel (Felipe Andrade) e Marcelo (Diogo Barbosa); Lima, Martinelli e Ganso; Marquinhos, Arias e Germán Cano
- Pendurados do Fluminense: Guga, André, Lima, Ganso e Marquinhos
- Desfalques do Fluminense: Marlon (lesionado), Thiago Santos (lesionado), Gabriel Pires (lesionado), André (lesionado), Keno (lesionado), Lelê (lesionado) e John Kennedy (afastado por indisciplina)
Atlético
O Galo conta com o retorno do zagueiro Jemerson, preservado nos dois últimos compromissos da equipe. Ele deve assumir o lugar de Bruno Fuchs, suspenso por expulsão, no time titular.
Nomes com maior sequência de jogos, como o lateral-direito Renzo Saravia e os volantes Otávio e Alan Franco, podem ser poupados. O Atlético enfrenta o Rosario Central na Argentina, na terça-feira (7/5), pela fase de grupos da Copa Libertadores.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia (Mariano), Battaglia (Mauricio Lemos ou Igor Rabello), Jemerson e Guilherme Arana; Otávio (Battaglia), Alan Franco (Battaglia), Zaracho e Gustavo Scarpa; Paulinho e Hulk
- Pendurados do Atlético: Mauricio Lemos e Alan Franco
- Desfalques do Atlético: Bruno Fuchs (suspenso por expulsão), Rubens (entorse no joelho esquerdo) e Paulo Vitor (ruptura de ligamentos no tornozelo esquerdo)

Fluminense x Atlético: os personagens
- Fernando Diniz, técnico do Fluminense: “A primeira coisa é respeitar muito o adversário. Também respeitar muito aquilo que a gente tem que fazer para fazer uma boa partida. É um adversário extremamente duro, que vive um momento excelente, com excelentes jogadores e com um ótimo técnico. Souberam contratar também um ótimo técnico. A gente sabe do combo do Atlético. Vamos procurar fazer o nosso melhor.”
- Everson, goleiro do Atlético: “Sem sombra de dúvidas, é um confronto direto sim. Equipe que com certeza vai brigar pelo título. Atual campeão da América. A gente sabe o quanto é difícil conquistar o título da Libertadores. Com grandes jogadores, com um grande técnico. Então, a gente sabe que é um confronto direto, onde a gente precisa chegar concentrado, sabendo da nossa tática de jogo para que a gente possa vencer um adversário tão difícil.”
Fluminense x Atlético: arbitragem
- Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP)