
O Atlético é o novo detentor isolado da maior invencibilidade ativa do futebol nacional. Desde a chegada do técnico Gabriel Milito, no final de março, o time não sabe o que é derrota: já são 11 jogos seguidos sem perder (sete vitórias e quatro empates), mais do que qualquer outra equipe que dispute uma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro
O Galo dividia o posto de maior sequência invicta do país com o Sousa, da Paraíba, equipe que eliminou o Cruzeiro na primeira fase da Copa do Brasil. O time também estava há 11 partidas sem saber o que é derrota (quatro vitórias e sete empates). Contudo, o algoz da Raposa voltou a perder nesse domingo (5/5), para o Treze, por 2 a 0, pela segunda rodada do Grupo C do Campeonato Brasileiro da Série D.
Curiosamente, o Treze havia sido o último time a vencer o Sousa antes do início da série de 11 jogos sem revés. Em 25 de fevereiro, os rivais estaduais se enfrentaram pela segunda rodada do Campeonato Paraibano e o Galo da Paraíba (apelido do Treze) levou a melhor: venceu também por 2 a 0. As equipes já mediram forças quatro vezes em 2024.
Invencibilidade do Atlético
- Atlético 2 x 2 Cruzeiro – Campeonato Mineiro
- Caracas 1 x 4 Atlético – Copa Libertadores
- Cruzeiro 1 x 3 Atlético – Campeonato Mineiro
- Atlético 2 x 1 Rosario Central – Copa Libertadores
- Corinthians 0 x 0 Atlético – Campeonato Brasileiro
- Atlético 1 x 1 Criciúma – Campeonato Brasileiro
- Atlético 3 x 0 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro
- Atlético 3 x 2 Peñarol – Copa Libertadores
- Cuiabá 0 x 3 Atlético – Campeonato Brasileiro
- Atlético 2 x 0 Sport – Copa do Brasil
- Fluminense 2 x 2 Atlético – Campeonato Brasileiro
Milito persegue marca que só um técnico do Atlético atingiu no século
A sequência invicta de Milito no Galo já é a segunda maior sequência invicta de um treinador em início de trabalho pelo clube alvinegro desde a virada para o século atual, em 2001.
Apenas Abel Braga, que dirigiu o time justamente em 2001, tem números melhores. O histórico treinador ficou impressionantes 14 jogos invicto no início de trabalho pelo Galo. No período, totalizou oito vitórias e seis empates.
Após Abel , poucos técnicos tiveram inícios com grandes sequências invictas à frente do Atlético. O argentino Eduardo Coudet, atual treinador do Internacional, foi um deles.
Em 2023, o argentino teve um começo bastante promissor na Cidade do Galo. “Chacho” acumulou as mesmas 11 partidas de invencibilidade de Milito, também com sete vitórias e quatro empates. A primeira derrota foi no 12º jogo: em 12 de março do ano passado, o Galo perdeu para o Athletic por 1 a 0 no duelo de ida da semifinal do Campeonato Minero, na Arena Unimed, em São João del Rei.
Maiores invencibilidades
Veja a seguir a lista dos técnicos que mantiveram as maiores invencibilidades em inícios de trabalho no Atlético neste século:
- Abel Braga (2001): 14 jogos (oito vitórias e seis empates)
- Gabriel Milito (2024)* e Eduardo Coudet (2023): 11 jogos (sete vitórias e quatro empates)
- Jorge Sampaoli (2020): oito jogos (sete vitórias e um empate)
- Celso Roth (2009): oito jogos (seis vitórias e dois empates)
- Levir Culpi (2001): sete jogos (cinco vitórias e dois empates)
- Celso Roth (2003): cinco jogos (quatro vitórias e um empate)
- Zetti (2007): cinco jogos (três vitórias e dois empates)
- Vanderlei Luxemburgo: cinco jogos (duas vitórias e três empates)
*Sequência em andamento