Próximo adversário do Atlético na Série A do Campeonato Brasileiro, o Bahia vive ótima fase sob o comando do técnico Rogério Ceni. Vice-líder da competição nacional, o Tricolor de Aço está há seis jogos sem derrotas. No último domingo (12/5), após vitória sobre o RB Bragantino (1 a 0) pela sexta rodada, Ceni apontou semelhanças entre o Galo e o Massa Bruta.
No duelo disputado na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o RB Bragantino propôs um início sufocante, tentando tomar as rédeas do confronto a partir de uma ideia de jogo ofensiva. O Bahia, de toda forma, demonstrou consistência defensiva e contou com gol de Thaciano para triunfar mais uma vez no Campeonato Brasileiro.
Após o embate, em entrevista coletiva, um dos jornalistas disse enxergar similaridades nas propostas de jogo de RB Bragantino e Atlético. Rogério Ceni concordou e não mediu elogios ao Galo.
“Eu acho que já é uma referência. Você sabe que eles vão te marcar, empurrar, pressionar, mas não é fácil encontrar espaço quando todo mundo está descansado e pressionando. É o momento mais difícil, porque é onde todo mundo está com a energia lá em cima e você vai sofrer pressão. Vai ter que saber como sair dessa situação. Entender como o adversário marca. Por isso que jogos anteriores são muito importantes para te dar referência. E por isso que a gente tenta ter um meio-campo que tenha sempre um recurso técnico a mais”, analisou.
“Eu acho que o que vai acontecer é que esse jogo vai servir muito de parâmetro do que nós sofremos, principalmente com pressão, no próximo fim de semana. Eu tenho que concordar que tem muitas semelhanças. Acho até que com jogadores mais consagrados, um nível técnico… Você pega um Hulk e Paulinho, por exemplo, e as trocas que o Atlético tem. Eu tenho assistido já alguma coisa do Atlético. É um dos melhores (níveis de) futebol jogado no país, de mais pressão – assim como o RB Bragantino também. Times de linha alta”, acrescentou.
Ceni aponta méritos do Bahia
O ex-goleiro também falou sobre a boa fase do Bahia. Na avaliação de Ceni, o Tricolor de Aço dispõe de um bom elenco e tem se encontrado principalmente em fase defensiva.
“É um time que encaixou. Claro que existem diferentes modos de jogar e sempre estão sendo usados 15 jogadores. Todo jogo, cinco entram e dão a sua colaboração. (…) Todo mundo acho que entra bem ligado com o sistema de jogo. Uns sofrem um pouquinho mais para encaixar, principalmente na hora de marcar, mas é um time bem conectado com a maneira como a gente treina, como a gente sobe e baixa linhas. Eu acho que defensivamente é um time mais ajustado, melhorou muito. Temos um jogo aí que é bem complicado contra o Atlético Mineiro – se não for paralisado o campeonato até lá”, pontuou.
Atlético e Bahia medirão forças na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 16h do domingo (19/5). A partida será disputada pela sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.